O Baile da "Terceira Idade"

Quem já teve a oportunidade de participar de um baile da terceira idade, vai saber do que eu estou falando, na minha opinião, poderia muito bem mudar o nome para baile da “Juventude Eterna”, como é bom ver aqueles senhores e senhoras de cabelos grisalhos ou brancos, tão experientes, tão cheios de vida, tão castigados pelo tempo, se divertindo como não fossem acordar na manhã seguinte.

Para nós jovens quando adentramos em um baile desses pela primeira vez, ficamos surpresos pela animação dos “garotos e garotas” embalados por músicas da sua época, mas que até hoje ainda emociona e encanta, infelizmente alguns jovens por preconceito não deve conhecer nenhuma, pois outros gêneros não tão bons assim, porém apelativos, são tocados exaustivamente nos “seus bailes”.

No seu interior o baile possui algo nostálgico, mesas distribuídas ao redor da pista para acomodar as pessoas, a banda no palco relembrando as músicas do Rei: “detalhes tão pequenos de nós dois...”, dos The Beatles: “hey, Jude..” do Elvis Presley, Bee Gees: “embalos de sábado a noite”, um sertanejo: “garçom, olhe pelo espelho a dama de vermelho que sai para bailar...” , do samba de roda: “deixa a vida me levar...” , o garçom bem arrumado, o barzinho oferecendo bebidas condizentes com a idade, apenas falta (não estou satirizando, apenas alertando) uma ambulância e um médico de plantão (nessa idade infelizmente é necessário), no restante tudo muito bem decorado para deixar todos num ambiente agradável.

A uma nítida diferença entre o baile “da melhor idade” e os dos jovens, o fim de semana “deles” (o pessoal da melhor idade, como gostam de ser chamados) são utilizados exclusivamente para se divertirem, todos saem com a certeza de sua volta (no caso a preocupação dos filhos com os pais é mínima), não excedem nas bebidas, não procuram brigas, sempre estão conscientes dos seus atos, buscam o encontro com os colegas, a conversa, você não consegue visualizar nos seus semblantes a cara de ranzinza que dizem ser característicos dessa idade, é uma fonte de prazer e rejuvenescimento. Os dos jovens (a preocupação dos pais com os filhos é excessiva, e sabemos bem o motivo), e nem é preciso citar, todas as segundas-feiras vemos as consequências nos telejornais.

Há semelhanças também, porque não, contudo são semelhanças que independem da idade, tanto em um quanto em outro baile encontraremos os tímidos, os extrovertidos, os assanhados, os paqueradores, os casais apaixonados, os que apenas observam os solteiros (viúvos e viúvas) em busca de um amor, os que extravasam na pista de dança (falando em dança), NÃO VÁ, REPITO NÃO VÁ, EM UM BAILE DA TERCEIRA IDADE SE NÃO SOUBER NO MÍNIMO DOIS PASSOS, elas lhe chamam para dançar (dançam de tudo) a todo o momento, confesso que não sei aonde encontram tanta energia, se estiver com curiosidade não vá sem antes se alimentar bem ou vai passar vergonha.

Quer saber o que eles conversam??

Duvido que não tenham pensado besteira, como algo preconceituoso, do tipo remédios, dores, doenças, reclamações, nada disso o papo é bem diferente, na verdade conversam sobre tudo o que alguns jovens também conversam (se é que tem algo de útil entre os jovens e seus diálogos, escuto apenas gírias sem fundamentos), falam sobre a vida, viagens, namoro, sexo (ainda são ativas), filhos; entre os homens, futebol, notícias da semana, sexo (esses então), os netos (os homens são mais apegados aos netos e netas), tudo isso entre um raro descanso e outro, porque a galera não pára.

Posso dizer que é uma experiência incrível participar de um baile desses, quando você sai da teoria (só apenas ouve falar), para a prática, o resultado é espetacular, ao contrário do que poderia acontecer no caminho inverso, não existe discriminação por causa de sua idade, você é muito bem recepcionado, quando percebe você está incorporado ao baile, curtindo até mais do que “eles” (difícil heim???), ao fim da festa, inconsciente, está pedindo um quero mais.

Bom por falar nisso, preciso terminar por aqui, hoje é sábado, ainda não me arrumei, a campainha está tocando e com certeza deve ser a minha namorada chegando, a convidei para conhecer o local, espero que ela goste!!! Se não gostar??? Tudo bem, na próxima vez volto lá sozinho.

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 06/06/2009
Código do texto: T1634440
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.