Olhai os lirios do campo

Algumas pessoas pensam que ter amor no coração é ceder tudo aos outros e viver a sua vida sem nada. Pensam alguns que o amor incondicional é viver totalmente longe das necessidades da vida e se sujeitar às vontades dos outros, sem levar em consideração as suas. Isso é um engano. O medo que se tem de amar provêm daí.

Amai ao teu próximo “como a ti mesmo”, disse Jesus. Todos os grandes Mestres da vida falam a mesma coisa, de formas diferentes. Isso significa que nós somos o centro do nosso amor e que precisamos suprir primeiramente as nossas necessidades para depois podermos suprir as alheias. Fora disso o amor é impossível e impraticável.

Quando estamos dentro da aeronave e a aeromoça começa a dar as suas explicações, uma delas é a de que é necessário primeiro colocarmos a máscara de oxigênio em nós para depois socorrermos quem está do nosso lado. Simples, extremamente simples, pois quem tem dificuldade de se amar tem dificuldade de amar o seu próximo.

O primeiro passo, para despertarmos o amor em nossos corações é vermos a nós mesmos de forma amorosa, fora disso a salvação é impossível. "Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham, nem fiam. Eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles" (Mt 6:28-29).