TERRA - PLANETA ÁGUA
Maria Emília L. M. Redi

Adoro o escoar incessante das águas de um rio. Esta sensação mágica de movimento interrupto é como o tempo que vai levando a vida pelas correntezas ... sem volta ! E não adianta querer nadar contra a corrente para recobrar o que se foi. Pois, " as águas de um rio jamais serão as mesmas"...

Estava escrito no Livro da Vida que eu nasceria próximo de um rio. O rio que desliza pela minha cidade natal, Piracicaba,  é o rio da minha vida, o mais amado, entre tantos que conheci pelo mundo. Nenhum, nenhum me toca, tão especialmente, quanto ele. Hoje, meu rio anda silente, triste, poluído ...

Também as águas fascinantes da Bacia Amazônica, com as diversidades de vidas aquáticas, animais e vegetais, mais a grandiosidade da floresta que é considerada o pulmão do mundo, estão sendo devastadas e destruídas pelas mãos do homem.

As Cataratas do Iguaçu eram tão soberbas, maravilhosas, e o encontro do Iguaçu com o rio Paraná, formando as três fronteiras - Brasil, Paraguai e Argentina - cintilavam vida.

Mas, ainda existe um paraíso perdido, entre a Cordilheira dos Andes, próximo a Villa La Angostura, há uns cem quilometros de Bariloche - o Rio Correntozo, o menor rio do mundo, propício à criação de trutas, que, sossegadas, crescem e se reproduzem em suas águas geladas, tão transparentes e cristalinas...

Em Portugal as águas também não escaparam das mãos do "progresso"- o Douro, maravilhoso Douro,  atravessando por entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, conduz suavemente os rabelos; o Mondego, cortando Coimbra, nos faz, ainda, dizer - " Saudade "... ; o histórico rio Tejo, responsável pela passagem das caravelas que atravessaram " O Mar Português " de Fernando Pessoa; provando que apesar das dores, se " a alma não for pequena ", vale a pena ver as nuvens e o azul do céu espelhados em suas águas...

Na Espanha, as águas que escorrem para Portugal estão escasseando.

No Egito, como disse Heródoto - " o Egito é dádiva do Nilo ". Este rio, nascido no coração da África, permitiu o desenvolvimento de uma das maiores civilizações da antiguidade. Hoje, mesmo diante de tanta poluição, alguns egípcios, com todo respeito e gratidão, catam estas águas com as mãos e as bebem, louvando a Alá, saudando - "Oh! Sagrado Nilo"!

Mas, existe um outro rio que faz parte da minha história, é o Jordão, em Israel. Ali, reverenciei a Deus, quando um desejo secreto , guardado no fundo do meu ser, foi atendido - Foi me concedida a Graça da confirmação do Batismo, pelas mãos abençoadas do padre Luiz, que acompanhava um grupo de carismáticos de Belo Horizonte.

Minhas lágrimas de emoção e gratidão a Deus, misturaram-se com outras águas, que já não eram as mesmas, mas eram a águas do Rio Jordão...

Enfim, esta paixão pelas águas reporta-se à minha infância, já tão distante... quando, pela primeira vez, li em Gênesis - " E o Espírito de Deus pairou sobre as águas... "

Daquele momento em diante, comecei a compreender a grandiosidade de Deus ao nos presentear com este maravilhoso Planetinha Azul!!!

A Terra é o nosso lar! A Água é Vida!

O Espírito de Deus ainda paira sobre as águas; e sobre todos nós, vamos amá-Lo com toda nossa sinceridade de alma e com nossos atos, sendo sempre gratos ao que Ele nos deu com - tanto e eterno - Amor!!!

A NATUREZA merece nosso respeito!



* Foto do Salto de Piracicaba - Ivana Marisa Altafin
Mel Redi
Enviado por Mel Redi em 04/06/2009
Reeditado em 04/06/2009
Código do texto: T1631483