Angústia e folia (Operação Angustifólia)
Numa concentração de forças policiais, jamais vista anteriormente, o IBAMA, Força Verde do PR, IAP e Policia Federal, contando com 80 viaturas e mais de 230 homens, desencadearam a maior operação já feita em todo o Brasil visando verificar e punir crimes ambientais no sul do Paraná.
É sabido que acontecem desmatamentos na região, retirada de mata nativa, com madeiras de lei, mas nada tão importante que merecesse tamanho aparato.
Se olharmos o que acontece no Amazonas, Pará, Rondônia e outros estados do norte brasileiro, isto aqui seria uma gota d’água e nenhuma atitude deste porte foi tomada até então.
Houve várias prisões, inclusive de prefeitos, e interdição de muitas empresas madeireiras, sem falar dos quatro milhões de multas já emitidas. Ninguém aqui é a favor da destruição da natureza, muito menos eu, mas o que choca é a atitude prepotente dos policiais, fechando indústrias, algumas apenas para averiguação, isto quer dizer que nem eles tem certeza de ilegalidade, e com isso deixam milhares de trabalhadores sem seu sustento.
Mais grave ainda é que integrantes destes mesmos órgãos passavam quase que mensalmente por estes lados, visitando estas mesmas empresas e exigindo quantias em dinheiro para fazerem vistas grossas para alguns pequenos ilícitos que ocorriam.
Justiça seja feita, a natureza agradece, mas o tratamento dispensado às pessoas desta região está sendo feito como se fossem os piores criminosos. Estamos recebendo o prêmio por nossa consciência ambiental, já que em muitos lugares onde a mata foi totalmente dizimada não houve punição e aqui apesar de mais de 150 anos de história conservamos enormes áreas de matas de pinheiro araucária, demonstrando com isso que merecemos um tratamento mais amigável.
Angustifólia é o nome científico do pinheiro do Paraná, a operação com este nome trouxe para nós angústia devido à folia das autoridades policiais.
Em tempo, as leis ambientais são muito complexas, difíceis de serem entendidas, gerando várias interpretações, Marina Silva que o diga, razão porque deixou o Ministério do Meio Ambiente.