NÃO PODE SER VERDADE

Quando cheguei pela primeira vez como bolsista na biblioteca da Universidade de Brasília fui remanejado pela diretora para a equipe de recolocação. Ela pediu a mim que procurasse por um homem que seria meu chefe dali em diante...

-O nome dele é Paulo: um senhor de meia idade e com sinais de calvice, procure-o pelo apelido ou ninguém saberá te informar...

-Não foi difícil encontrá-lo. shampoo! apelido estranho; deve ser único...

O senhor Paulo, que eu me recusava a chamar de shampoo, foi muito receptivo comigo: passou todas as informações de que necessitava, aconselhou-me, mas sempre me deixando a vontade ...

No vai e vem daquelas quinze horas semanais quase ninguém falava comigo; os que o faziam não lembravam do meu nome: valter, valdo, vanio e até vagno, exceto o senhor Paulo, apesar de não precisar falar muito a mim, sempre se lembrava do meu nome ...

-Tudo bem Wagner?!

-Beleza sr Paulo!

Essa cena se repetiu por quase dois meses. O senhor Paulo era um homem muito sério, mas sabe aquela seriedade calma?, ou melhor: serena, não!, despreocupada, talvez triste... é isso mesmo: era uma seriedade triste. Não bradava com ninguém, quase não se ouvia a voz dele naqueles corredores... antes disso eu não seria capaz de deduzir, mas hoje imagino: o senhor Paulo era triste; do tipo que parece presentir algo ruím...

-Tudo bem Wagner?

-Beleza sr Paulo!

Peguei o elevador na segunda feira, estava com um carrinho cheio de livros e procurava a sala de catalogação... encontrei o senhor Paulo que com uma resposta simples resolveu meu problema...

-No térreo Wagner!

Confesso que quase não observei na expressão dele naquele momento... infelizmente... deveria ter conversado mais com ele...

Na terça feira quando cheguei na biblioteca fui direto à copa tomar um cafezinho que tem por lá e onde o senhor Paulo gostava de ficar... antes que eu adentrasse tive de passar pelo mural de recados que fica antes da porta... um aviso destes é sempre muito apelativo e carregado de tensão: nota de falecimento...

Tive de procurar pra três pessoas antes de acreditar... não importa o motivo, o fato tráz muito de inacreditabilidade. Mas ontem eu estive com ele, e, parecia tão bem fisicamente... era muito novo ainda. Não importa o motivo. infarto?!? aqueles corredores estarão sempre impregnados pela lembrança dele. Mas ontem ele estava comigo!

O senhor Paulo faleceu mesmo?

-Faleceu.

-Faleceu?!

Uma amiga que ouviu isso de mim resumiu de maneira bem adequada:

-È! isso só prova o quanto nós somos nada...

Não gosto de acreditar em coisas metafísicas, é quase sempre coincidência pra mim, mas depois do senhor Paulo, confesso que fiquei pensando em algumas intrigâncias inquietantes:

poderia o ser humano presentir o que está por vir? a tristeza presente naqueles olhos estiveram sempre morando alí? nós somos nada mesmo...

-Faleceu.

-Faleceu... mas como isso pode ter acontecido!????? estive com ele ontem...

wagnerianos.blogspot.com

Vagner Silva
Enviado por Vagner Silva em 01/06/2009
Reeditado em 24/08/2009
Código do texto: T1626215
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.