Falta e Saudade

Observo as estrelas com firmeza e dedicação. Tento encontrar uma delas a viajar por esse Universo infinito, belo, misterioso e cheio de perguntas sem respostas. Vejo a grande lua avermelhada desejando felicidades para meu viver. Vejo os aviões passarem, fazendo aquele zumbido pior que estrondo com suas luzes piscando e outras completamente acesas... Traz esperança de viagem: para um lugar mais perto do que este ermo em que vivo. Sempre escondido, com falta e saudades.

Fico a me perguntar o que seria sentir saudade e o que seria sentir falta. Então, pego-me novamente em meus pensamentos encabulados e distantes desta dimensão em que piso. “Eu sinto falta ou saudade?”

Mudei para um lugar muito distante onde não conhecia ninguém; onde até o próprio lugar era desconhecido: suas ruas, casas, rios, pessoas... Onde eu morava, conhecia todo mundo – os aviões passavam pertinho. Tinha minha família, primos, primas, tias e tios, meu amor, meus amigos e amigas, tinha o fliperama (no bar do Zé), tinha a igreja aonde eu ia todos os domingos com a minha família. Havia tudo perto: mercado, panificadoras, emprego e muitas facilidades pelo lugar ser mais perto do centro da cidade. A lua e as estrelas daqui donde estou são as mesmas de São Paulo. Tudo o que muda é só o lugar, pois até a cidade é, em termos, a mesma. O que sinto? Sinto saudades ou falta de tudo isso já citado?

Procurei investigar os causas e tentei chegar a uma conclusão: sinto saudades e falta ao mesmo tempo e pronto! “Por quê?” Alguém me pergunta. Saudade está relacionada a sentimento, pois causa tristeza, melancolia que são sentimentos depressivos que todos nós não gostamos de sentir, mas que são sentimentos que nos fazem amadurecer. Essa tristeza eu daria o nome de nostalgia, que nada mais é que a própria tristeza, mas relacionada a terra natal. Falta está relacionado à ausência, defeito e privação. Até aí isso não é, e, é, sentimento ao mesmo tempo. Concordam comigo? Você pode sentir ausência da caneta que estava em cima da estante e que já não está mais. Você pode sentir falta da comida que sua mãe fazia todos os dias. Você pode sentir falta do seu vídeo game ou do seu desenho animado predileto e assim vai. Até aí não é nenhum sentimento – é só falta.

Mas quando se trata da ausência de alguém querido como é que fica? De repente estamos muito tempo com uma pessoa e essa pessoa por motivos de força maior não fica mais presente. O que nós sentimos, falta ou saudade? A gente pode muito bem sentir falta da presença da pessoa ou da sua companhia. A ausência é a falta que consequentemente gera a tristeza (em caso de seres vivos) e essa tristeza conseqüência da saudade que já é um sentimento.

Defeito, isto já não tem nada a ver com sentimentos, então descarto a possibilidade de se encaixar neste assunto, pois faz parte somente de faltar em algum assunto, coisa ou aspecto.

Agora vou continuando com a palavrinha privação. Privação já é uma palavra relacionada a sentimentos, pois é carência; é o ato de conviver intimamente e ao mesmo tempo é o sentir necessidade de alguma coisa importante na vida como: dinheiro, um amor ou parceiro, um amigo, uma moradia, alimento, vestimentas, segurança, saúde e muitas outras coisas necessárias para se viver bem. Carência nós sentimos de afagos que também faz parte de um certo tipo de sentimento, mas também podemos sentir carência do dinheiro que nos causa muitos problemas nos dias de hoje justamente porque não o possuímos.

Conclusão de falta: Relaciona-se com saudade e ao mesmo tempo dá um sentido somente de uma coisa específica como muitos exemplos já citados.

Escutando uma música calma continuei com este pensamento que tanto me perturbou e que me fez pensar para chegar a uma conclusão. Revirei isto, revirei aquilo para poder chegar a um denominador comum. E ao decorrer do tempo observei que este texto faz algum sentido pelo menos para mim que, evidentemente poderá fazer algum sentido para vocês também ou ao menos farei vocês pensarem no assunto – que é a minha maior intenção.

Saudade é uma recordação de um passado, de pessoa ou coisa, distante ou extinta que ao mesmo tempo pode ser triste ou suave, porem sempre com o desejo de tornar a vê-las ou possui-las. Na minha concepção é muito desagradável, na maioria das vezes, pois as pessoas dificilmente se lembram de coisas ruins ou quando se lembram de coisas ruins é porque estão magoadas, então, pelo fato de lembrarmos mais das coisas boas, vem a melancolia, que é uma tristeza causada pela saudade. As coisas boas que nos fazem pensar (que nos traz saudade) nos deixam meio chocos, abalados, melancólicos, tristes, pois sabemos que “a distância mata” e a lembrança nos corrói por dentro. Quando as pessoas se lembram de coisas boas querem possuí-las novamente e, não conseguindo possuí-las, caem em estado crítico, tipo um colapso por um tempo que não faço ideia se dura horas, dias, meses ou anos, porque isso é muito instável e varia de pessoa para pessoa, de caso para caso.

Aqui eu vejo mais estrelas do que onde eu morava. Aqui eu vejo mais as estações da lua que aprecio tanto. Em compensação lá em São Paulo eu tinha muitas coisas...

Eu sinto falta e saudade ao mesmo tempo!

Falta dos jogos relaxantes que ali havia? Não. Pois aqui também tem os mesmos jogos relaxantes. Sinto é saudade dos amigos que jogavam comigo. Eu sinto falta é dos lugares como: papelarias, praças, mercados, restaurantes, ruas sempre movimentadas, vielas, favelas, morros... Do bairro inteiro se sinto saudade? Sim. É o que chamo de nostalgia. Mas o pior sentimento em relação a isso é o meu sentir saudade dos momentos nesses lugares.

Entende-se que uma terra natal não é de maneira alguma um ser vivo, contudo, a terra natal ausente nos traz nostalgia e nostalgia se relaciona com parte de nossos sentimentos.

Sentir saudade é muito ruim, pois a expectativa de rever o cachorro que te lambia, o amigo (a) ou seu grande amor é enorme. Imaginem a mim que sinto as duas coisas ao mesmo tempo? Melhor eu continuar a olhar para a lua imensa e sentir o que sinto até meu bom amigo ajudar-me a esquecer... O chamado: Tempo.

05/09/01 1h06min

Cairo Pereira
Enviado por Cairo Pereira em 31/05/2009
Reeditado em 18/08/2010
Código do texto: T1625364
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.