Vida de tic tac

Quanto tempo demora um mês pra passar? Para um inseto é uma vida inteira; para um embrião é o tempo necessário para virar feto; para um trabalhador são dias de esforço esperando pelo salário e para os inimigos do relógio é só mais uma folha do calendário que cai atrás da porta, indicando que o tempo não para e não se deve desperdiçá-lo.

O arcadismo, com seus pastores, suas musas inspiradoras, seu bucolismo e o constante contato com a natureza, se torna uma utopia, se comparado com a rotina desenfreada da sociedade pós-moderna. Não quer dizer que a vida de Marília e Dirceu era melhor, fazendo passeios no campo e compondo poemas, mas se tinha outra concepção de tempo. O tempo que se gostava de perder não era perda de tempo, e assim os sentimentos atemporais não dependiam de quantos graus os ponteiros do relógio formavam.

Com o advento da revolução industrial, onde as máquinas produziam muito em pouco tempo, o homem viu-se perdendo espaço para a sua grande invenção,por um simples detalhe: o tempo. E assim, precisou acelerar sua vida. Adeus pastores, passeios na natureza e musas inspiradoras. Seja bem-vindo realismo! E a sociedade capitalista e materialista fez os ponteiros do relógio se sentirem culpados por andar tão devagar. O materialismo histórico de Marx, fez o tempo assumir outro significado - dinheiro. Significado esse, responsável pelo fastfood, pelos momentos raros de lazer, pelas doenças modernas, como depressão, e pela importuna agonia de não ter tempo.

Em um mês os ponteiros do relógio giram 2440 vezes. Tempo de sobra para usufruir de um almoço em família, um passeio com Dirceu, ou simplesmente para admirar um inseto. O tempo não para, é fato. Mas não se pode deixar que os braços se transformem em pinteiros de relógio e que o coração só seja capaz de emitir um funesto tic tac.