Cores do Brasil
Vermelho do urucum e do pau-brasil, azul dos pássaros e das águas, verde da vivacidade da mata, amarelo do sol que iluminava os povos que viviam no Brasil. Levaram o vermelho, mataram o azul, cortaram o verde. Misturaram as raças e as culturas de povos distintos. De que cor ficou a alma do povo brasileiro?
Índios, escravos e europeus. O Brasil nasceu de uma mistura de povos vindos de lugares diferentes, com costumes e culturas diferentes. Dominantes e dominados, brancos e negros, olhos azuis e pretos deram a luz ao brasileiro, em uma maternidade cheia de riquezas, novidades e sonhos. talvez seja por isso que o Brasil ainda é cheio de contrastes; ele nasceu de diferenças. Mas apesar delas, o Brasil é unimúltiplo. Qualquer pessoa, por mais azuis que sejam os olhos ou por mais branca que seja a pele, conserva - fisicamente ou não - traços indígenas ou negros.
A sombra do brasileiro é escura. Escura da cor dos povos que ajudaram a construir essa nação, que vai do samba ao funk, do candomblé ao cristianismo, do português ao tupi. Uma mistura da cor de mel dos lábios de Iracema e do negro da noite como Macunaíma. Descendentes do índio herói, da literatura nacionalista, da preguiça e do jeitinho brasileiro de ser, de um português ganancioso e sonhador, eis que surge o bom brasileiro, levando a vida com um sorriso no rosto.
Verde das poucas matas que ainda sobrevivem, amarelo do ouro impregnado na mão de poucos, azul do céu que alguns insistem em fazer negro, juntando com a ordem e o progresso tão sonhados por todos, a alma do brasileiro é o carnaval, complexamente colorida.