Todos os fins sao tristes?

Fim.

Parece uma palavra triste, acabada,

mas nao me percebo assim...

O fim de uma guerra, nao é uma coisa triste,

assim como o fim de uma dor, é mais alivio que tristeza;

o fim de uma amizade, nao acredito que amizades verdadeiras cheguem ao fim...

Ate o fim de um romance pode ser visto como uma grande chance para recomeçar, para se dar a oportunidade de um novo começo.

Os começos parecem melhor que os fins?

Nao necessariamente, mas enfim...apenas parei um pouco para refletir sobre os fins, que nao devem ser vistos sempre como algo de ruim em nossas vidas.

Vejo com olhos esperançosos quando algo em minha vida chega a uma conclusão (nao chamo mais de fim os fins).

Até o fim da vida, já nao me apavora tanto, me deixa esperançosa por um novo recomeço, seja para quem foi, seja para quem ficou.

A partir de hoje elegi a palavra "conclusão" como sinônimo no meu humilde vocabulário para "fim".

Se teve uma conclusão, é porque uma fase de sua vida foi vivida, aproveite entao todos os momentos, para que você possa enxergar essa conclusão como um recomeço, um meio para você se conhecer melhor.

Eis o segredo: descobri eu dia desses lendo a biografia de Jean Paul Sartre e Simone Beauvoir: se conheça antes de qualquer coisa...nao julgue, se conheça...Nao que isso esteja escrito na teoria existencialista dos dois, mas consegui ler nas entrelinhas daquele livro que o se conhecer é algo fundamental para boas conclusões; leia-se fins.

Valentina Leemann
Enviado por Valentina Leemann em 31/05/2009
Reeditado em 01/06/2009
Código do texto: T1624254