ATÉ O FINAL DO ANO, EU VOU APRENDER A COZINHAR....

 

   Sei que ainda falta muito para chegarmos ao final do ano mas, a verdade é que sempre gostei de fazer as coisas com muita calma. Sei que cozinhar é uma arte e, como minha meia dúzia de leitores sabe perfeitamente não sou escritor, nem poeta e muito menos cozinheiro.

   Mal, mal sei preparar um sanduíche de pão com mortadela e mesmo assim, para não complicar, nele  não coloco nem rodelas de tomates.

   A grande verdade é que me senti minúsculo num jantar que compareci na casa de um amigo. Estavam presentes mais dois casais e o motivo do jantar era a comemoração do aniversário de casamento dos anfitriões.

   A grande humilhação começou quando soube que meu amigo é que tinha preparado todo o jantar e absolutamente sem a ajuda de ninguém. A mesa, maravilhosamente bem arrumada, tudo tinha sido idéia dele. Considero esses fatos simplesmente fantásticos !

   A esposa só ficou olhando, não deu um só palpite (coisa rara !) e para dizer que não fez nada, se ofereceu para ir até a padaria da esquina comprar um pote de sorvete da Kibon para acompanhar a sobremesa.

   O cardápio era uma tentação e ao mesmo tempo humilhante. Foram servidos rosbife, arroz com passas e salada de maçã verde. O molho que acompanhava o rosbife era simplesmente, inacreditavelmente saboroso. Na sobremesa, doce de laranja madura com sorvete de creme.

    É claro que o jantar foi um sucesso (justiça seja feita, o rosbife estava divino!) e de todos os presentes, o único naquela magnífica mesa que não entendia nada de cozinha era o amigo que escreve estas linhas .

    As mulheres estavam deslumbradas com o meu amigo que, além de manipular totalmente a conversa, inúmeras vezes teve que repetir os segredos daquele molho incrível (se não me engano, tinha uma mistura de conhaque com gengibre).

   As mulheres são engraçadas. Se deslumbram com a maior facilidade por um sujeito que sabe fritar ovos e temperar uma salada . Em contrapartida dão pouco valor aos maridos que enfrentam filas , fazem verdadeiras acrobacias no estacionamento e com os carrinhos dos supermercados e voltam para as compras sem reclamar, quando elas esquecem de comprar alguma coisa ( o que aliás, quase sempre acontece).

   A grande verdade é que me senti minúsculo, humilhado, um completo estranho no meio daquela turma pois durante toda a noite o que mais se falou foi sobre receitas, temperos e molhos.

   Venho humildemente confessar que naquela noite cheguei a perder o sono. Mas ao amanhecer, tomei uma decisão drástica e dramática.

   Comuniquei a minha mulher que a partir daquele dia, eu iria fazer uma amizade mais profunda e duradoura com o fogão, o forno e o microondas. Ela colocou a mão na boca, provavelmente para conter o riso.

   É o tal caso, se os outros cozinham, eu também posso faze-lo. E tem mais, vou aprender sozinho, sem ajuda de ninguém. Além de ser mais econômico, terei mais tempo para aprimorar meus talentos culinários.

  A grande questão é : vou começar a aprender o quê ? Bem, sei onde ficam o fogão e as panelas e recentemente descobri como se acende o forno.

  Também sei onde a patroa guarda o óleo e pelo que me lembro, este mesmo óleo é colocado nas panelas e na frigideira quando ela vai cozinhar alguma coisa. O problema é saber a quantidade exata .

   Outra situação complicada que teria que resolver seria descobrir qual o prato mais fácil para um principiante que como eu, gostaria de começar a demonstrar os dotes culinários.

   Lembrei-me de ter ouvido um comentário de que a coisa mais fácil de se cozinhar é o arroz. Dizem que basta passar uma água, jogar na panela e dar umas pitadas de sal e pronto. A gororoba fica pronta.

   Mais aí, eu tropecei numa outra dúvida. Quantas colheres de arroz coloco numa panela para o almoço de duas pessoas ? E quantas pitadas de sal ? Acendo o fogo primeiro e coloco a panela depois ? Coloco o arroz na panela, depois a água e depois três pitadas de sal e acendo o fogo ? Meu Deus, quantas dúvidas !

   Pensei melhor e tomei outra decisão drástica (e dramática !). Na semana que vem tento novamente cozinhar alguma coisa.

   No momento, como minha mulher saiu e só volta à tardinha tenho duas opções : a primeira é preparar dois ovos cozidos (isso é fácil e o trabalho maior é tirar a casca) e a segunda , telefonar para o Mc Donald's e encomendar a promoção do dia, que simplesmente são dois hamburgueres , batata frita e um copo duplo de refrigerante.

    Não precisei de muito tempo para decidir. Liguei para o Mc Donald's........

 


                     *********



(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 30/05/2009
Reeditado em 15/02/2013
Código do texto: T1623862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.