A "I-MUTABILIDADE" SIGNFICATIVA DA PALAVRA TRABALHO

No dia-a-dia do mundo moderno não é difícil se deparar com os dilemas sociais a respeito do trabalho: "devido à crise econômica mundial, milhares de pessoas ficaram sem trabalho no primeiro trimestre deste ano"; "aumenta, a cada mês, o número de pessoas que são obrigadas a entrar para o mercado de trabalho informal, e o principal vilão é o desemprego"; "descoberta, no estado do Pará, carvoaria que usava de trabalho escravo e infantil há anos"...

A palavra 'trabalho' adquiriu, ao longo dos séculos, contornos e significados diferentes. Em sociedades com grande contingente de escravos, como no Egito antigo, as atividades braçais, que caracterizavam, de fato, o trabalho, eram consideradas, pela alto escalão da sociedade, como sendo inferiores. Esta idéia semântica do trabalho permaneceu vigente durante os grandes impérios e, também, na Idade Média, embora um pouco menos neste período histórico.

Durante o processo de ascensão burguesa, muda-se os aspectos significativos sobre quase todos os modelos de labuta, surgindo aí a "constante" de que o trabalho, apenas e somente este, dignificaria o homem. A palavra é, em si, totalmente desvirtuada de seu sentido inicial, em nome dos anseios de uma sociedade em vias de alcançar a hegemonia social.

E nos dias de hoje, como está a concepção de trabalho em nossa sociedade? Claro que é ainda o único meio de dignificação do homem, no entanto em muitos casos contribui para a sua total destruição enquanto ser livre e autônomo, uma vez que inserido; por um motivo ou outro, de maneira 'obrigada', principalmente no subemprego, abre mão do domínio de sua mente e do próprio corpo em nome da sobrevivência.

''(...) A palavra trabalho deriva etimologicamente do vocábulo latino tripaliare e do substantivo tripalium, aparelho de tortura formado por três paus, ao qual eram atados os condenados, e também servia para manter presos os amimais difíceis de ferrar (...) *''

Na atualidade, até que ponto o trabalho aparece para as pessoas com o mesmo significado que tinha no império romano ou o igual sentido possuido durante a ocupação das treze colônias americanas?

A nossa ''verdade inconveniente'' é que enquanto a família das crianças - os neo-escravos - nas carvoarias , estão presas ao tripalium, tentando pagar suas dívidas com o dono do empreendimento - feitas como a compra de feijão e arroz no mercado do patrão - este está trabalhando duro para ajudar no desenvolvimento do país, se dignificando cada dia mais e projetando abrir duas novas empresas do mesmo ramo; e com as mesmas práticas: uma no estado de Mato Grosso e outra no Maranhão.

Brasília, 01 maio de 2009

* Aranha, Maria Lúcia de arruda e Martins, Maria Helena Pires. Filosofando. terceira edição revista. São Paulo: Moderna, 2003. pg 37.

wagnerianos.blogspot.com

Vagner Silva
Enviado por Vagner Silva em 30/05/2009
Reeditado em 24/08/2009
Código do texto: T1623462
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.