Tudo tem sua hora
O imediatismo, este comportamento próprio do homem, em querer realizar tudo instantaneamente, como a um estalar de dedos, de um passe de mágica, no ritmo acelerado, tal qual notícia catastrófica, caminha paralelamente com a ansiedade, sensação de receio e de apreensão, com mais intensidade na sociedade atual. Ambos procuram forçadamente alterar a ordem natural dos acontecimentos, causando profundos dissabores e frustrações.
Tais procedimentos impedem a visão de oportunidades e discernimento para uma lógica objetiva de realizar o que se deseja. Sejam elas por aquisição de bens, para satisfação pessoal ou mudanças sociais.
Para que se angustiar, procurando alternativas para comprar um carro zero, se ainda não tem a Carteira de Habilitação? Para que remoer diariamente procurando soluções para a instalação da churrasqueira de alvenaria, se ainda não colocou o telhado na casa? Para que pensar se será ou não capaz de escrever uma boa crônica, se nunca escrever?
Tudo tem sua hora, seu processo evolutivo, sua naturalidade. As mudanças são gradativas e quase que imperceptíveis, mas acontecem, e quando se dá conta percebe-se que atingiu o objetivo. Bastando não ser acomodado, mas pacientes e determinado.
Quando a Carteira de Habilitação estiver em mãos e a casa com o telhado finalizado, muitas mudanças terão ocorridas, inclusive a idéia modificada, então visualizará nova esperança de sociedades humanizadas.
E, mesmo que seja lentamente...
Haverá um dia em que o homem perceberá que o homem é a melhor coisa que há.
A corrupção chegará ao fim, como toda e qualquer coisa ruim.
A miséria totalmente extinta e os direitos de igualdades respeitados.
Drogas, subornos e exploração só existirão em filme de ficção.
O homem voltado a Deus será então respeitado.
O medo acabará, o imediatismo e ansiedade findarão e uma crônica melhor elaborada surgirá.