Sofrimento gratuito
Não existe coisa mais inútil do que sofrer por antecipação. É como ter fantasmas nos assombrando. Quem disse que é fácil se livrar deles?
Algumas vezes a “dor antecipada” é maior do que a “dor em si”. Isso no caso dela se tornar mesmo realidade. O medo e a ansiedade criam mundos e neles, sofrimentos.
Muitas coisas temidas não acontecem ou então, ocorrem de forma mais amena do que imaginávamos. Nossa mente é realmente muito fértil e a criatividade gera tanto soluções como novos problemas ilusórios.
O filósofo grego Epitectus disse: “Os homens são perturbados não pelas coisas em si, mas pelo que pensam sobre elas.” E como pensamos! Antes, durante e muito tempo depois...
Os pensamentos têm vida própria e não vão embora! São verdadeiros vilões capazes de provocar reações físicas: dores, nervosismo, prazer.
E Drummond ainda diz que “a dor é inevitável, o sofrimento é opcional”.
O sábio Nitiren também alertou que “deve-se tornar senhor da sua mente, ao invés de permitir que a sua mente o domine.”
Ninguém disse que é fácil, não. Só estou dizendo que sofrer por antecipação (ou imaginação!) é sofrer em vão. Quando um problema tiver várias consequências possíveis, pra que se amargurar por cada uma delas?
(Catalão, 28/05/2009)