Sofrimento gratuito

Não existe coisa mais inútil do que sofrer por antecipação. É como ter fantasmas nos assombrando. Quem disse que é fácil se livrar deles?

Algumas vezes a “dor antecipada” é maior do que a “dor em si”. Isso no caso dela se tornar mesmo realidade. O medo e a ansiedade criam mundos e neles, sofrimentos.

Muitas coisas temidas não acontecem ou então, ocorrem de forma mais amena do que imaginávamos. Nossa mente é realmente muito fértil e a criatividade gera tanto soluções como novos problemas ilusórios.

O filósofo grego Epitectus disse: “Os homens são perturbados não pelas coisas em si, mas pelo que pensam sobre elas.” E como pensamos! Antes, durante e muito tempo depois...

Os pensamentos têm vida própria e não vão embora! São verdadeiros vilões capazes de provocar reações físicas: dores, nervosismo, prazer.

E Drummond ainda diz que “a dor é inevitável, o sofrimento é opcional”.

O sábio Nitiren também alertou que “deve-se tornar senhor da sua mente, ao invés de permitir que a sua mente o domine.”

Ninguém disse que é fácil, não. Só estou dizendo que sofrer por antecipação (ou imaginação!) é sofrer em vão. Quando um problema tiver várias consequências possíveis, pra que se amargurar por cada uma delas?

(Catalão, 28/05/2009)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 28/05/2009
Código do texto: T1620542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.