Nosso lugar
Cada um de nós tem um "lugar em si" e um "lugar no mundo" e precisamos encontrar o nosso cantinho em ambos.
O lugar dentro de si é viver de acordo com os seus valores, conhecendo a si próprio, suas limitações, suas habilidades, seu talento. É vivermos felizes e tranquilos com a nossa consciência, respeitando a nossa individualidade. É não comparar-nos com os outros, mas àquilo que fomos ontem. Pessoas mal resolvidas, que não despertaram para a sua própria identidade, se perdem dentro de si mesmas.
Por outro lado, o nosso lugar no mundo é como desempenhamos nosso papel em meio às outras pessoas. Alguns preferem uma posição de destaque, de poder, de liderança. Outros se sentem confortáveis sendo comandados ou estando sob a proteção de alguém. De qualquer forma, cada um precisa encontrar o seu exato local no mundo – na profissão, trabalho voluntário, atividades religiosas, sociais etc.
É preciso estar em equilíbrio conosco e com o mundo, tal como a Terra executa harmoniosamente tanto seu movimento de rotação, em torno de si, como o de translação, em torno do Sol. Cada pessoa tem seu próprio ritmo, sua órbita que deve seguir harmoniosamente.
(Do meu livro "Alegrias do coração")