Apresentação do livro de Manoel Xudu

Externo meus agradecimentos ao jornalista, poeta e escritor Fábio Mozart, e a todos que, de alguma forma, contribuíram com a realização e publicação deste trabalho. Faço menção especial ao ex-prefeito de São José dos Ramos, Antonio Caxias, e aos conterrâneos que enriqueceram as informações sobre o grande poeta Manoel Xudu com os depoimentos prestados, especialmente ao José Aniceto de Brito que, com sua prodigiosa memória, como pessoa superdotada que é, guardou inúmeros poemas de Xudu, os quais se teriam perdido definitivamente se não fosse a cabeça desse homem, funcionando como um perfeito gravador, memorizando o que de melhor produziu esse grande vate que nasceu em São José dos Ramos.

Este verdadeiro tesouro de poesia popular está aqui publicado, com notas sobre a biografia de Xudu. Na qualidade de atual prefeito de minha terra, como conterrâneo orgulhoso desse que é considerado um dos maiores cantadores repentistas do Brasil, sinto-me honrado por apresentar este trabalho, que se ajusta perfeitamente à filosofia do meu governo: contribuir decisivamente para a difusão da cultura e resgate da memória cultural e social de São José dos Ramos, esta pequena cidade que serviu de berço ao grande Manoel Xudu.

Contamos com a solicitude e a boa vontade da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, localizada na vizinha cidade de Itabaiana, à qual agradeço de forma simbólica ao invocar a direção da instituição, entregue a Débora Aparecida Lins que, com muito zelo e interesse, auxiliou também na realização desse projeto cultural. Temos certeza de que esse projeto culminará na fundação de nosso Centro Cultural Manoel Xudu, um sonho que esperamos ser realizado em breve.

Às pessoas que colaboraram com este projeto cultural, fornecendo fontes de pesquisas e informações diversas, expresso o meu agradecimento mais sincero.

Azenildo Ramos

Prefeito de São José dos Ramos

(Apresentação do livro “Manoel Xudu, o príncipe dos poetas repentistas”, de Fábio Mozart, editado em 2007)

Fábio Mozart
Enviado por Fábio Mozart em 26/05/2009
Código do texto: T1615257