Estranho planeta

Às vezes fico imaginando: Se eu morasse num planeta estranho? Um planeta onde os habitantes tivessem educação? Que coisa estranha! Educação... O que é isso? Alguém conhece esse produto por aqui? O planeta que eu imagino é tão estranho que teria algo que nos nossos dicionários existe mas raríssimas pessoas conhecem: a ética. Que estranha palavra para a humanidade deste planeta azul!

Agora vou mais longe nos meus devaneios: No planeta estranho existe uma coisa chamada honestidade. Alguém já ouviu falar nisso por essas bandas? Não. Essa coisa é tão rara neste mundo que alguém pode ficar famoso, ser assediado pela imprensa, dar entrevistas em grandes canais de TV só por demonstrar que ainda possui traços dessa raríssima qualidade, cujo significado se perdeu no tempo. Estranho planeta esse dos meus sonhos. Cheio de coisas que as pessoas não conhecem.

Mas deve existir um lugar assim. Se eu o imagino é porque existe. Custa-me conceber que algo possa ser imaginado pelo homem sem que exista de fato. O que acontece é que as coisas existem e nos são reveladas ao pensamento, trazendo-nos a idéia de que estamos criando. Ah! É claro que esse planeta distante deve existir. Dá pra crer que esta pobre e condenada Terra seja a única morada dos universos de Deus? Não dá para viver sem imaginar um planeta estranho, com todas aquelas coisas que citei acima, e que parecem coisas estranhas à grande maioria das pessoas deste globo. Este mundo que chama uma pessoa de idiota quando ela cumpre com o seu dever; este mundo que mata sem motivos, ou por motivos banais; este mundo que está à beira de um colapso...

António Fernando
Enviado por António Fernando em 25/05/2009
Código do texto: T1614432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.