Os franceses e as musses

Os franceses, acostumados a tantas iguarias, quando vêm ao Brasil imediatamente reclamam da falta dos seus queijos. E acham grosseiro comer arroz com feijão. Ao experimentar a farofa, comparam-na à areia das praias. Mesmo as crianças olham enojadas para o caldo de cana... Até o dia em que descobrem outras delícias. E sucumbem.

Ficam malucos ao primeiro gole de caipirinha. Criam, então, coragem para experimentar a feijoada, pouco atraente a seus olhos. O “churrascô” passa a ser indispensável. Consomem montanhas de carne vermelha, mal-passada, elogiando a qualidade. E as pizzas, tão boas nunca provaram nem mesmo na Itália. Consideram “maravilhas” nossos pães de queijo. São capazes de beber litros e litros de suco de frutas tropicais, exóticas e ... naturais!

As crianças francesas apaixonam-se logo pelo brasileiríssimo brigadeiro e aprendem a gostar do creme de abacate, detestado pelos adultos. Chamam-no, pomposamente, de “mousse d´avocat”.

De modo geral, os franceses não gostam dos nossos doces por causa da quantidade excessiva de açúcar. Há um, porém, que lhes agrada sobremaneira: o manjar branco. Apreciam o creme e a calda de ameixas, mas acham esquisito esse nome, que a seus ouvidos soa “comer branco”. Elevaram-no, então, à categoria de - como eles dizem - musse de cocô...