SÊ FELIZ NUM É TÃUM DIFÍCIR ASSIM !!!

 

 

    Acôrdei cêdu i fiquêi oiânu da minha janéla u sór qui táva nascênu lá ditráis daquéla sérra tôda vêrdi ! Qui côisa máis linda !

    Fiquêi cum a impressãum di qui us passarínhu tivéru a mêsma idéia i tambêim ficáru oiânu a côisa mais linda qui Deus dá prá gênti tôdus dia.

    As vêis a gênti têim as côisa mais símpris do nóssu ládu i invêis dí pruveitá, não ! A gênti compríca, istrága tudo. Iô táva ainda na minha janéla i pruveitêi prá respirá aquêli ar púru.

    Lógo iô sintí u chêro das minha flô, du jardim qui iô cúidu cum tântu carínhu. Góstu muitu das flô. Elas sãum cômu si fôssi uma côisa linda qui us ânju fáiz prá nóis.

    U qui mi dêxa trísti é qui nêim tôdu múndu présta tençãum nas flô. Elas sãum tãum linda ! I dispôis têim as abêia i tudo qui é bejaflô chegânu pértu, sintinu u chêru.

    Du jêitu qui us bejaflô bêja minha rósa inté paréci qui êlis sãum namorádu délas. Fiquêi índa um têmpínhu na janela oiânu aquélas belezúra da naturêza i intãum mi lembrêi di uma pregúnta qui mi fizéru.

    Quêim mi preguntô quiría sabê si éra difícir sê filíz. Num pricisêi di pensá múitu prá dizê qui num é nada difícir. Prá cumeçá, iô cridítu qui prá sê filíz a pessôa têim qui sê símpris. Iô sêmpri criditêi qui na simpricidádi das côisa é qui tá a verdadêra belêza da vida.

    É cômu gósta di arguêim. A gênti gósta i prôntu, né mêmu ? Prá quê compricá ? Prá quê duvidá ? Si túdu pódi sê símpris assim ?

   Têim gênti qui num sábi prestá tençãum nas côisa buníta qui têim du nóssu ládu. Tãum sêmpri cum préssa, tãum sêmpri agitádu.

    Têim gênti qui guárda mágua, têim ráiva di tudu, têim ráiva inté di tá vivênu. Iô num sô assim nãum !

    Tôdu dia quându acórdu iô ábru minha janéla, óiu prá naturêza i agradêçu a Deus pur istá vívu, pur tê saúdi, pur tê uma famía i pur num mi fartá nada.

    Dêisdi múitu cêdu na minha vida iô aprindí qui a verdadêra belêza das côisa istãum nas côisa mais símpris i muitas vêiz tãum pértu di nóis qui a gênti chêga a trupeçá nélas.

    C êis duvída ? Pôis óia bêim, têim côisa tãum buníta qui u sorrisu duma criança ? Têim côisa tãum bunita qui uma nôiti inluaráda, cheia di istrêla piscânu ?

    Têim côisa mais buníta qui u abráçu di um amígu ? Têim côisa mais bunita qui ocê podê sentá na sua mêsa i tê uma cumída quentínha, ainda qui sêja símpris ?

   Tá vênu cômu têim tânta côisa buníta nu nóssu redór i a gênti nêim dá valô ? Iô, si fôssi puéta, num compricáva prá falá di felicidádi. Aliáis, quându iô iscrêvu minhas côisa iô num comprícu, num fálu palávra difícir purquê u amô, a aligria, a felicidádi sãum símpris di si falá i di si intendê.

    Quându a gênti tá trísti, tá maguádu, tá cum ráiva é qui geralmênti iscólhi palavra difícir i compricáda prá contá nus iscrítu. Iô num sô assim nãum ! É puríssi qui num sô puéta.

   Num quéru dizê qui sê puéta num tráis felicidádi. Tráis sim i muita ! U qui acontéci é qui us verdadêru puéta é qui falãum das côisa buníta da vida.

    Êlis falãum das paisági, da naturêza, di Deus, du verdadêru amô i da páiz. Prá falá a verdádi, num áchu qui puéta de verdádi é u qui fála das dô, das tristêza e di sofrimêntu.

    Iô áchu qui sê felíz é issu ! É só íssu ! É pensá nas côisa bôa, é fazê as pessôa alégri, é ajudá quêim tá pricisânu i principarmênti, agradecê a Deus tôdus us dia túdu u qui Êli dá prâ gênti.

    I Deus só dá côisa bôa prá gênti. É puríssu qui iô respôndu déssa manêra prá minha amiga qui me fêiz éssa prêgunta.

   Sê feliz é vê u ládu símpris da vida, é procurá amá sêim tentá intendê u amô i tambéim perduá di verdádi, sêim guardá mágua.

   Guardá mágua, sintí ráiva num váli a pêna. Fáiz a gênti invelhecê máis dipréssa. Tráis muita duênça. Óia amiga, prá incurta a históra. Pra sê feliz num é difícir nãum. É só amá, agradecê, perdoá, num compricá i tambêim, intendê qui tudu qui nus acontéci é purquê Deus qué....

 

 

                      *********


.....escrevi esta crônica há quase três anos. É o retrato de um momento mágico que estava vivendo. Somente agora tive coragem de publicá-la , e mesmo assim.....do meu jeito.....simples assim...
....




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 24/05/2009
Reeditado em 15/02/2013
Código do texto: T1612543
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.