Falando sobre a arte de escutar

Um homem perguntou a Stoer o que é necessário para que alguém se torne um sábio. Stoer então lhe respondeu: Para ser sábio é preciso paciência, compreensão, amor e sabedoria. O homem então lhe perguntou novamente, o que é preciso para que se consiga isso, ao que ele redargüiu: é necessário saber escutar.

Parece bem simples ouvindo assim, mas para saber escutar é necessário saber ficar em silêncio o tempo necessário até que se tenha motivo para agir. Ficar em silêncio é muito mais do que meramente calar a boca, é parar todos os movimentos de sua alma, sua mente e seu corpo, observando com respeito o presente.

Este processo se dá paulatinamente. A vivência experiencial entre a alma, a mente e o corpo se dá muitas vezes de uma forma conflituosa, pois cada um tem a sua vontade própria apesar da hierarquia existente e dá alma ter a primazia. O corpo precisa de movimento e a mente precisa pensar para se manifestar.

A alma é a única parte que existe independentemente das outras duas, mas para saber escutar é necessário que as três estejam em real harmonia e nisso existe um trabalho intenso e profundo. A humanidade caminha para isso paulatinamente, mas nós podemos ajudar usando a nossa vontade e consciência aqui e agora.