AS PALAVRAS E OS LÍDERES (Celismando Sodré - Mandinho)

AS PALAVRAS E OS LÍDERES

( Celismando Sodré-Mandinho)

As mais belas palavras que foram ditas, foram precedidas por profundos silêncios. Por isso, há um provérbio Chinês que diz: “ a palavra é de prata, o silêncio é de ouro”. É preciso ter muito cuidado com o que sai da sua boca, muitas vezes você pensa que não esta ferindo ninguém, mas não sabe o efeito causador do que disse, e quando percebe o estrago já está feito.

Os mais sábios sempre falam que é preciso ouvir, ouvir sempre, ouvir cada vez mais até proferir a sua opinião; e quando tiver que falar, fale com convicção e com propriedade. Muitas desavenças individuais e familiares, muitas guerras e conflitos tiveram início depois de uma colocação verbal mal entendida, ou interpretada como uma ofensa grave pelo interlocutor.

O dom da oratória é admirável, quando uma pessoa profere um discurso utilizando belas palavras, e tem o poder de convence-lo, é notável a admiração que se sente, e isto tem o poder imediato de influencia-lo. Porém, muito cuidado com as palavras bonitas porque elas podem está desprovidas de essência, de qualquer conteúdo benéfico e progressista. Muitos se utilizam deste artifício para atingir, tão somente os seus objetivos. Porém, cuidado! Pense sempre no que os outros falam, use seu senso crítico, não sigam gratuitamente líderes que só querem levar vantagens, e usufruir de benefícios diante da vida, através da atuação e da manipulação de seus seguidores. Lembrem-se, para cada Jesus, Gandhi ou Chico Xavier, aparecem milhares de Hitler, Jim Jones ou Collor.

Todos nós somos influenciado, em maior ou menor grau por alguém, é claro que existiu e deve existir líderes coerentes e verdadeiros que vivenciaram e vivenciam na prática o que falaram e falam; esses são raros. Quando suas idéias se assemelharem com as idéias de alguém; que seja porque você, por si só, pensou profundamente e chegou a tal conclusão, e não porque se deixou levar por outrem. Porém, fique atento, o nosso mundo está repleto de falsos líderes, e só observar os palanques, os pátios e a mídia. No mundo de hoje a hipocrisia se espalha por todo lugar numa rapidez incrível, seja cauteloso, analise tudo sob os diversos ângulos possíveis, esgote sua capacidade de reflexão, emancipe-se intelectualmente, nunca seja pensado por outros e seja sempre mais você.

Para os Rebanhos.

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 23/05/2009
Código do texto: T1609895