Desperdiçando o Tempo (Celismando Sodre-Mandinho)

DESPERDIÇANDO O TEMPO

( Celismando Sodré- Mandinho )

As vezes eu fico pensando em como desperdiçamos gratuitamente o nosso tempo, de forma irrecuperável. Sim, porque tempo perdido não se recupera; passamos a maior parte da vida fazendo coisas inúteis e sem sentido, e não nos damos conta disso, reclamamos da ausência de tempo para coisas relevantes, e a vida termina passando sem ser plenamente vivida.

Aproveitar o tempo, não está relacionado apenas em trabalhar manualmente. É claro que o trabalho é importante e dignifica o homem. Mas é, também a realização do próprio exercício intelectual, é parar para olhar as coisas com um ponto de interrogação na cabeça. Dizem que a filosofia é filha do ócio, mas o ócio criativo e questionador.

Sempre digo a meus alunos, que o cérebro humano, com seus bilhões de neurônios, foi feito para ser usado e quem não usa corre o risco de vê-lo enferrujado; ora o cérebro também enferruja como qualquer máquina. E que maravilhosa máquina biológica tivemos o privilégio de ter! portanto abuse dela, leia, estude, questione, jogue xadrez ou dama, faça cálculos matemáticos, admire e se espante com a mágica da vida e dos fenômenos naturais, buscando sempre explicação. Quanto mais se usa o cérebro mais ele quer ser usado, acelerado. Mas, cuidado! Quando sentir uma agonia no juízo, o cérebro fervilhando; pare, respire, concentre-se numa elevação espiritual sem pensamento, o cérebro precisa também recarregar sua energia, seja com a ioga, com uma oração ou com outras maneiras.

As pessoas sempre me dizem que não tem tempo para a leitura, só para citar um exemplo; mas vamos fazer uma reorganização do tempo aqui, para ver que tal desculpa não procede: vamos supor que você vai ao banheiro, sentar no trono, uma vez por dia, e gasta 5 minutos. Fazendo o cálculo por semana, daria 35 minutos; por mês daria 150 minutos e por ano 1800 minutos; seriam 30 horas de leitura por ano, que significa 1 dia e 6 horas de leitura interrupta. Já imaginou, se o brasileiro ler em média 2 livros por dia, só no banheiro você poderia ultrapassar essa média com folga. Raramente entro no banheiro sem uma, livro, revista ou jornal. Portanto conclamo a todos a usarem melhor o banheiro, ou seja, o vaso sanitário.

Aos futuros leitores.

MANDINHO
Enviado por MANDINHO em 23/05/2009
Código do texto: T1609889