Adote um vereador

Uma organização não governamental de São Paulo teve a idéia de conscientizar os jovens, principalmente, sobre a necessidade de se fiscalizar o poder legislativo, convidando alunos da rede pública de ensino a "adotarem" um vereador, e acompanhar de perto o trabalho do vereador adotado. Os estudantes poderão acompanhar as sessões da Câmara pelo site da Ong e blog do próprio vereador. Depois serão convidados a sugerir propostas de leis para melhorias em seus bairros.

Na mesma linha deste projeto, vou adotar a idéia e escolher um vereador para fiscalizar o que ele tem feito na Câmara. Em Itabaiana, cidade onde tenho raízes culturais e sentimentais e onde conheço a maioria dos vereadores eleitos, vou escolher um vereador para ser adotado. Pergunto aos meus seis ou sete leitores: qual dos nove vereadores de Itabaiana que deveria escolher para vigiar sua atuação na Câmara? Os leitores escolhendo, vou até abrir um blog na internet para publicar exclusivamente as ações e/ou omissões desse vereador, meu representante. Será o blog Vigiando Fulano.

O ideal seria escolher alguém que pense próximo a você, passando a acompanhar o trabalho dele, usando-o para levar suas propostas à Câmara. Mas pode também escolher aquele vereador de quem menos gosta para fiscalizá-lo de perto, acompanhar seu comportamento, verificar quanto gasta para manter seu gabinete, se é assíduo, em quais comissões toma parte, e tudo o que diz respeito ao mandato do vereador adotado. Seria marcação "homem a homem", como se diz no futebol.

Está lançado o desafio ao eleitor. A coletividade sai ganhando, pois é de suma importância acompanhar o Legislativo. O eleitor, ao adotar um vereador, vai buscar informações sobre os projetos apresentados por ele, ver seu desempenho nas sessões da Câmara, acompanhar o noticiário a respeito do dito cujo e mandar cartas e emails cobrando explicações e dando sugestões. Essas informações podem ser compartilhadas num blog, no Orkut, Facebook e outras ferramentas eletrônicas. Se os nove vereadores de Itabaiana forem "adotados", teremos um controle muito maior do Legislativo. Seria uma rede social de controle dos parlamentares, algo inédito em nossa incipiente democracia, onde se vota no candidato e depois a gente esquece até o nome do suplicante, deixando-o livre para, muitas vezes, usar o cargo que recebeu do povo para manobras de interesse particular e, no mais das vezes, danosas à coletividade. Para se construir uma sociedade melhor, temos que participar diretamente dos espaços de decisão, e essa idéia é uma forma de controle social que está se espalhando pelo Brasil afora.

Tem um tal de "Zé Cobal" que foi eleito vereador pela primeira vez em Itabaiana, e é forte candidato a ser por mim adotado, porque conheço o cara desde menino, temos algum grau de amizade.

Fábio Mozart
Enviado por Fábio Mozart em 23/05/2009
Código do texto: T1609788