Alguém viu o Pirulito?

Alguém viu o Pirulito por aí. Esta pergunta tenho feito a muitas pessoas e todas elas me respondem negativamente. Pirulito era o nome de um gato malandro que se aboletou em nossa casa. Às vezes, quando insisto na pergunta, alguns indagam: como era ele? Sua descrição era muito difícil, posto que era um gato comum. Sinceramente, não sei bem como descrevê-lo. Talvez seja tímido, ou será que seu aspecto doentio lhe deu essa aparência? Seu andar era claudicante, como quem não se aguentava sobre as pernas. Andava desengonçado como um adolescente. Não gostava de ficar muito em casa. Mas, quando aparecia, tomava conta do pedaço, como se fosse um rei. Sua falta tem sido sentida por todos nós. Às vezes me pergunto: será que o Pirulito, assim como entrou em nossas vidas, saiu de fininho, só para não dar trabalho? Ele era capaz disso, pois tinha sensibilidade. Sensibilidade? Mas, o que estou dizendo? Pirulito, sensível? Por mais incrível que pareça, o cara tinha sensibilidade, sim. Ele sabia escolher seus amigos. Sabia quem ia com sua cara, quem aguentava a sua "banca", enfim, quem estava disposto a aturá-lo. Era, afinal de contas, um sujeito folgado, espaçoso, cheio de malandragem. No entanto, foi embora sem despedir-se de nós, principalmente de mim, que era mais achegado a ele. Sei que não vai voltar. Mas, sempre que vejo um outro ser parecido com ele, a saudade aperta e aumenta o desejo de estar com ele. Ao que parece, não será mais possível. Em todo caso, adeus meu amigo.

Luis Gentil