A questão do sentimento e do pensamento

Hoje em uma amigável discussão com uma espiritualista conhecida, sobre a questão da primazia do sentimento em relação ao pensamento, coloquei a seguinte questão: Em uma criança, na mais tenra idade, o que vem primeiro, o sentimento ou o pensamento. De pronto ela disse: o sentimento, pois o pensamento ainda não está formado.

Acho que isso encerra a questão. Mas muitos ainda se debatem sobre este tema e acreditam que o pensamento é a força que forma e transforma o sentimento. Se fosse desta forma ele seria o primeiro a se manifestar no ser, jamais o outro. Eu sempre digo que o sentimento é a manifestação da alma, o pensamento a sua expressão e o corpo a ação.

No nosso ser esta ação é tão concomitante que nos confunde. Mas se observamos o nosso universo interior, percebemos esta realidade. O móvel que nos leva a agir na nossa vida é a forma como a sentimos. A eternidade da vida é este momento presente, nada existe fora disso e tudo se manifesta nisso, esta é a única realidade que temos de fato.

O sentimento é o fundamento mais precioso que temos. É com ele que criamos toda a nossa realidade. Se agirmos diretamente sobre ele, observando, percebendo e vivenciando a vida podemos muito mais e muito mais rapidamente. Cortamos todos os caminhos e atuamos uns nos outros com muito mais amor e sintonia em nosso trabalho no universo.