Os Muitos "sim" ( "Ou você opta por seguir a luz, ou a escuridão, não faz sentido burlar o caminho escuro com uma lanterna na mão." — Lu Lena)
Era mais uma tarde abafada na escola estadual onde eu lecionava há mais de uma década. O ventilador de teto zumbia preguiçosamente, mal movendo o ar pesado da sala dos professores. Enquanto folheava distraidamente uma pilha de provas, minha mente vagou para uma cena da televisão: a personagem do "Zorra Total", uma médica obesa que aconselhava dietas rigorosas aos pacientes enquanto ela mesma devorava guloseimas às escondidas. Que ironia! Pensei comigo mesmo, percebendo o paralelo com nossa situação na escola.
De repente, uma voz estridente cortou o silêncio como um trovão em dia de sol. "Por que é sempre assim?" A pergunta de Jussara, nossa nova coordenadora pedagógica, ecoou pela sala. Seus olhos faiscavam de frustração, as mãos gesticulando freneticamente no ar. "Isto pode! Aquilo pode! Ali pode! Acolá pode! A escola é toda feita no 'jeitinho brasileiro', onde tudo pode! Estou farta de tudo isto!"
Observei-a com uma mistura de compaixão e divertimento. Jussara era nova no cargo, cheia de ideais e energia, lembrando-me de mim mesmo anos atrás, igualmente indignado com as incongruências do sistema educacional. Tentei acalmá-la: "Ora, Jussara, isto não é tão mau assim. Os documentos oficiais da educação até proíbem muitas coisas. Mas na prática..." Dei de ombros, deixando a frase no ar.
Ela não se deixou consolar. "Tudo que leio é 'isso pode, isso pode, isso pode', e este 'tudo pode' já se tornou uma obrigação! Estou a ponto de detestar tudo!" O desabafo de Jussara continuou, suas palavras pintando um quadro vívido de uma escola onde as regras pareciam existir apenas no papel. Bonés, celulares, camisetas de time - tudo teoricamente proibido, mas na prática... bem, na prática era outra história.
Observei os outros professores na sala. Alguns assentiam discretamente, outros fingiam não ouvir, absortos em suas próprias tarefas. Mas eu sabia que todos ali já havíamos passado por momentos semelhantes de frustração. A situação de Jussara não era nova. Outros gestores já haviam se rebelado contra essa suposta democracia educacional, que, em vez de promover a aprendizagem, parecia criar um espaço onde a indisciplina se instalava confortavelmente.
"Sabe, Jussara", comecei, escolhendo cuidadosamente minhas palavras, "às vezes me pergunto se esse 'jeitinho brasileiro' não é apenas um reflexo da nossa própria natureza humana. Até Deus, dizem, nos coloca diante de escolhas fáceis e difíceis." Ela me olhou, intrigada. Continuei: "O importante é lembrar que o resultado do nosso trabalho reflete exatamente a relação e o respeito que construímos com nossos alunos. As regras são importantes, sim, mas talvez o segredo esteja em como as aplicamos."
Um silêncio pensativo caiu sobre a sala. Jussara parecia ponderar minhas palavras, sua expressão suavizando-se gradualmente. Era verdade que o bom gestor não deve forçar seus liderados a agir contra a própria vontade. Contudo, as brechas nas normas educacionais eram um privilégio de quem sabia manipulá-las a seu favor.
O famoso "jeitinho brasileiro" é uma herança antiga, como se o próprio tempo nos ensinasse a driblar as regras. No dia a dia, somos constantemente bombardeados por oportunidades e desafios. Até mesmo nas provações que a vida nos impõe, percebemos que muitas vezes o que parece difícil é, na verdade, uma questão de perspicácia.
Entretanto, uma reflexão se impõe: o verdadeiro resultado de um trabalho em equipe reflete a relação de respeito entre liderados e gestores. Nas escolas, onde certas regras são impostas como verdades absolutas, a situação se complica. "Não pode usar camiseta de time, não pode boné, não pode celular, não pode reprovar, não pode nada!" — e assim, o espaço para o aprendizado se reduz, como se o "não" fosse um professor silencioso, incapaz de ensinar.
Naquele momento, o sinal tocou, anunciando o fim do intervalo. Enquanto nos preparávamos para retornar às salas de aula, percebi que aquela conversa havia mexido com algo dentro de mim. Talvez o verdadeiro desafio não fosse lutar contra o "jeitinho brasileiro", mas encontrar uma forma de usá-lo a nosso favor, transformando a flexibilidade em uma ferramenta para o aprendizado e o crescimento.
Saí da sala dos professores com um novo olhar. As contradições e desafios continuariam lá, é claro, mas agora eu os via não como obstáculos intransponíveis, mas como oportunidades para exercer nossa criatividade e compaixão. A vida é feita de escolhas e, por mais que o "jeitinho" possa oferecer soluções rápidas, é necessário lembrar que o verdadeiro aprendizado e a disciplina são fundamentais.
E você, caro leitor, já se pegou praticando seu próprio "jeitinho" em situações desafiadoras? Talvez a verdadeira lição aqui seja aprender a navegar pelas complexidades da vida com um pouco mais de graça e um pouco menos de rigidez. Afinal, no grande teatro da vida, todos nós somos, de certa forma, atores em nossa própria "Zorra Total". Somente assim conseguiremos transformar nossas escolas em lugares onde todos possam crescer e se desenvolver de maneira justa e respeitosa.
1. Como o "jeitinho brasileiro" é retratado no texto e qual é a sua relação com o sistema educacional descrito?
2. Qual é a principal frustração de Jussara em relação às regras escolares e como isso reflete nas práticas cotidianas da escola?
3. De que maneira o autor sugere que as regras escolares deveriam ser aplicadas para promover um ambiente de aprendizado mais eficaz?
4. Como a metáfora da personagem do "Zorra Total" é utilizada para ilustrar a situação na escola? Explique a ironia presente nessa comparação.
5. Qual é a reflexão final do autor sobre o "jeitinho brasileiro" e como ele propõe que essa característica cultural seja utilizada de forma positiva no contexto educacional?