Ignóbil Ser Bom

O que é ser bom realmente? Ajudar um velhinho a atravessar a rua? Se preocupar com o meio ambiente? Ou ir à escola todos os dias com a roupa engomada e fingir o que não é ou o que não quer ser para ter essa boa imagem que todos querem que você tenha? Ser bom é muito relativo, um assaltante é bom para o seu parceiro na hora de roubar ou matar, da mesma forma como um padre acha seu coroinha um bom menino por seguir preceitos religiosos.

O que não entra na cabeça é que todos querem que você tenha essa imagem, mas não pensam em você na realidade, em como você está se sentindo no bruto e nem se olham no espelho também. É muito fácil exigir de alguém que ele seja bom em algo, mas que você não consegue fazer o mesmo, tudo isso cansa, quererem que você tenha uma imagem que você não tem e nem que ter.

O que mais chama a atenção também é quando eles falam que você é um anjo de pessoa e são os primeiros a darem a cacetada quando você “falha” em algo, pode até ser para ajudar, mas que pelo menos sejam mais sinceros, não saiam por aí santificando os diabinhos, nem endiabrando os santinhos, só falem a verdade e sem prepotência. Cada um é bom no que acha que é bom pra ele e pros demais, contudo não machucando as pessoas alheias e principalmente não machucar-se também.

Será que é tão difícil para as pessoas entenderem que você não está feliz com o que está acontecendo, mas mesmo assim fazem questão de apertar na ferida mais ainda, poxa vida, seria tão mais fácil se cada pessoa quando se decidisse no que iria fazer (mas tivesse pelo menos o dom da coisa) ela seguisse esse caminho e tivesse a opção de fazer outra coisa caso não desse certo na primeira, se você é bom em matemática, pra quê estudar inglês? Se você é bom em português, pra quê se matar estudando física? Decerto isso nunca aconteceria, pois a vida só lhe dá duas chances, a de acertar e a de tentar de novo se errar e também lhe dá as pessoas para impedir que você acerte e as que tentam ajudar e por fim as que acham que estão ajudando, essas são as piores.

Com isso, ser bom é ser você mesmo independente de fulano achar você ignóbil ou cicrano achar que esse não seja o caminho certo, o caminho está ali mais adiante, você quem tem que decidir. Seu coração é a bussola, seus pensamentos o mapa, as “falhas” os obstáculos, as pessoas a platéia que rirá ou chorará dependendo do seu resultado, tudo está em suas mãos é só seguir em frente e simplesmente ser “bom” no que lhe for cabível.