UMA VIAGEM

Ela estava ali, na volta do feriado de páscoa, em uma parada do ônibus, que a trazia do litoral. Todos os lugares lotados, inclusive a fila para o banheiro feminino.

Pensava na profissão que havia escolhido: professora do ensino fundamental. Estava um pouco decepcionada e triste com a decisão. Sentia-se sem valor e desacreditada, quase uma coitada por pensar em seguir esta carreira. Alguém ao seu lado comentou da superlotação do lugar. Desviou-se de seus pensamentos e observou a interlocutora respondendo: "É, volta de feriadão é sempre assim. Muita gente, muita sujeira."

-Mas não precisava ser assim, tudo é uma questão de educação.

A frase aguçou sua atenção, afinal, tinha algo a ver com professor.

-A maioria das pessoas joga papel no chão simplesmente porque não aprendeu a respeitar o espaço alheio e nem o próprio, uma vez que o público é de todos e por isso mesmo todos devem zelar por ele. Quando saímos de um lugar ele deve ficar melhor do que estava, caso contrário, sua estada ali, foi em vão ou pior, prejudicial.

- Hoje em dia os pais não têm tempo para educar os filhos e as escolas acabam sobrecarregando-se com mais este papel, já não bastasse o difícil ato de ensinar conteúdo, pois com salas de aulas lotadas, professores mal pagos e nenhuma infraestrutura a situação fica caótica.

- Pois, é, estou me formando em professora e sei bem o que é isso.

A outra, interessou-se pela formanda dizendo: "Que beleza, é uma linda profissão!" Após perguntar para qual série ela lecionaria respondeu: "Menina, veja a responsabilidade que você tem em mãos! Estará atuando em uma fase onde as crianças estão formando sua personalidade. Você estará literalmente moldando o caráter. Desejo de todo coração que seja bem sucedida. É quase um desejo egoísta, pois quando estiver velha, eles estarão por aí comandando, nada melhor do que serem bem educados para respeitar a todos e deixar o mundo melhor do que nós os oferecemos!"

A amizade começou ali, trocaram telefones, e-mails e a professora foi embora já com a autoestima ampliada. Aquelas frases fizeram-na ter uma nova perspectiva em sua carreira. A viagem lhe trouxe sol no corpo e na alma!