PÃO E CIRCO

Hoje, começando o programa na rádio em que trabalho, o telefone tocou, era uma jovem pedindo uma música, aquela do Creeuu.

Então comecei a pensar sobre algumas coisas e quero compartilhar algumas delas com você:

Antes precisavam de tempo e cabeça para fazer músicas. As receitas musicais eram sempre muito bem preparadas, com muito protesto, romantismo e longos tempos de estudo e leitura para se criar uma boa composição, havia quem cantava os anseios da liberdade como Geraldo Vandré e Elis Regina. Compositores estes que na maioria das vezes fizeram seus refrões no meio de prantos e tristezas...

Mas o tempo foi passando e a história agora é outra. A receita para essa salada moderna é bem mais rápida e simples, basta você copiar os ingredientes abaixo e já será o novo astro do cenário musical do Brasil. Os ingredientes necessários são sempre muito comuns e fáceis de encontrar entre a garotada de hoje em dia.

Dentre alguns desses ingredientes estão:

-Uma pitada minúscula de cérebro

-Uma colher enorme de falta do que fazer

-Umas 2 palavras mal faladas por música e o resto completa com Olê olê olá

-Desafinação à gosto

-Gemidos e rebolados à torta e à direita

-E depois acrescente algumas pitadas de péssimo gosto e está pronta para ser levada ao forno.

Misture tudo e leve a um estúdio qualquer, deixe no máximo 2 minutos e já

teremos o mais novo sucesso de todos os tempos:

O Inspiradíssimo: Crréeuuuu...

O Problema é que depois de ingerido, isso pode dar uma baita indigestão, pelo menos para quem se arrisca infligir à lei do povão e pensar um pouco, coisa que está muito rara em nosso meio. Os sintomas são os mesmos: Falta de raciocínio e distúrbio de personalidades transformando os nossos jovens saudáveis em verdadeiros depósitos de lixos humanos. O interessante é que essa receita se aprende fácil. Desde cedo a garotada consegue decorar os mais diversos gestos e coreografias dos tão adorados Funks, cantam com a maior facilidade as letras dos Crréeuuuuss e danças dos quadrados ou redondos do nosso preciosismo cenário musical brasileiro.

O mais preocupante disso tudo é que esses mesmos jovens degustadores desse prato de bobagens viram adultos e se tocam que não conseguiram aprender sequer o bê-a-bá da vida. Ai os problemas e crises existenciais vêm e... crréeuuuuuuu neles! Não dá outra, caem na primeira armadilha que a vida os prepara. E como diria o velho e conhecido Tomé: Aí é ver para crer. E por falar em Tomé... este pelo menos foi homem o suficiente para ser a oposição, enquanto a “MASSA” toda dizia que Jesus tinha ressuscitado ele remou contra a maré e teve coragem de ir contra a apavorante “Maioria”. E a pergunta que não quer calar é: Até quando seremos levados pelos ventos e modismo que eles querem empurrar em nossa garganta?

Ou vamos esperar os nossos governantes tomarem atitudes de nos apresentar cultura? Se opinarmos por essa segunda alternativa poderemos precisar de muita paciência e uma bela e confortável cadeira para esperarmos sentados, afinal para aqueles que estão no poder é mais conveniente nos empurrar os crréeeusss e receitas semelhantes. Porque assim o povo fica distraído e não tem tempo de pensar nos seus direitos. E enquanto o povo se distrai com o pão e circo eles se distraem dando Crréeuuuu nos cofres públicos. É minha gente, é hora de parar para botar a cuca para pensar, a gente merece mais do que ser simplesmente os palhaços que divertem aqueles que estão lá em cima.

O meu conselho é: Faça uma nova receita para sua vida e passe a entender que você merece muito mais do que esse salpicão de misérias que tem sido servido as nossas mesas. Mostre a força que há em você e diga não a tantas besteiras que estão diante dos seus olhos. Esse ingrediente é só você quem tem...

Aléquison Gomes