O mecanicismo de Descartes e a sua espiritualidade

Se você vê o seu próximo como uma oportunidade de ganhar dinheiro e a vida como um trampolim para as suas realizações pessoais e mesquinhas, observe bem o seguinte. Tudo em nossa existência é milimetricamente planejado e se temos algo no mundo físico hoje, é por que em outros momentos servimos amorosamente.

A vida é um exercício espiritual, que fazemos a todo instante, independente de querermos. As coisas acontecem e nós reagimos, na nossa reação já está implícito o retorno. Se respondemos bem, com aceitação, amor e harmonia tudo será elaborado no sentido de nos servir melhor, do contrário o universo se fecha e ficamos a ver navios.

Você vem aprontando com a vida e com o seu próximo há bastante tempo e está cheio de regalias? Os seus créditos são imensos, mas eles também se desgastam e um dia acabarão aí então ficará a olhar o horizonte com saudade e melancolia, sem saber ao certo o porquê de tanto sofrimento. Nada na vida é por acaso, tudo tem o seu motivo.

Da próxima vez que alguém lhe pedir auxílio lembre-se de que aquela mão pode ser a mão que vai abrir passagem para você no mundo espiritual. Descartes acertou no que diz respeito à forma de fazer comparações e procedimentos no mundo físico, foi também um homem espiritualizado, mas esta parte do seu trabalho foi “descartada”.