A saudade que mata

A palavra que só existe em português! Creio que nem “to miss you”, nem “echar de menos” ou “mancare” conseguem expressar esse nosso sentimento. Tampouco “nostalgia” é o mesmo que saudade.

Ao tentar explicar a quem não fala o nosso idioma o significado desta palavra tão particular, inevitavelmente atribuímos conotações de tristeza. Numa dessas ocasiões, um amigo argentino me perguntou se “saudade” poderia evocar um tipo diferente de emoção, pois observou que alguns brasileiros não manifestam muita melancolia ao dizerem “tenho saudade”. Na hora, o único exemplo que me veio à mente, é a saudade por recordar bons momentos. Então, ao reviver as recordações, não necessariamente as pessoas se entristecem. Preferi simplesmente dizer: “o povo brasileiro é tão alegre, que mesmo quando sente falta de algo ou alguém continua feliz”. Eles riram. Brasileiro, além de feliz, transmite alegria.

Como o tema é ao mesmo tempo profundo e abstrato, pesquisei. Na enciclopédia virtual wikipédia, criticada por alguns e acessada por tantos, consta que “saudade” é uma espécie de lembrança nostálgica e carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhada de um desejo de revê-lo ou possuí-lo.

Uma lista compilada por uma empresa britânica com as opiniões de mil tradutores profissionais coloca a palavra em questão como a sétima mais difícil do mundo para se traduzir. A relação é encabeçada pela palavra “ilunga”, do idioma africano Tshiluba, falado na República do Congo. Significa “uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez”. Os outros idiomas da mesma lista de 10 palavras são: ídiche, polonês, japonês, árabe, holandês, tamil, russo e albanês.

A wikipédia explica ainda a origem etimológica de “saudade”. A palavra vem do latim “solitas, solitatis”, que significa “solidão”, na forma arcaica de “soedade”, “soidade” e “suidade” e sob influência de “saúde” e “saudar”.

E exemplifica que podemos sentir saudade de alguém falecido ou que amamos mas que está longe, ausente, que não vemos ou conversamos há muito tempo, de um amigo querido, de lugares, de comidas, de situações... É possível “matar a saudade” relembrando, vendo fotos, vídeos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe.

A saudade gera vários sentimentos como angústia, tristeza, nostalgia. Matar a saudade dá uma alegria e prazer. “Saudade é a presença da ausência”. Fato!

Um amigo italiano me disse um trecho de uma música do seu país: “Melhor sentir saudade do que não ter conhecido.” Se temos saudade é porque conhecemos, vivemos, desfrutamos, sentimos, recordamos, guardamos para sempre... A saudade existe para matá-la.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 18/05/2009
Código do texto: T1600925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.