Novo Enem

Adiantam a prova mais dois meses, colocam mais assuntos e mais questões, fazem tudo às pressas e os reitores, famosos por sua "autonomia", cedem um por um, até que quase todas as faculdades federais e públicas adotam o novo sistema.

Um novo sistema para pessoas que foram ensinadas a decorar assuntos e fórmulas. De repente, o governo chega e muda tudo. Que coisa boa não? Ter um governo que se importa tanto com a educação?

Se todas essas mudanças houvessem sido feitas em outro ano, talvez eu não estaria pensando tanto nisso. A questão que torna esse novo exame tão complicado para os alunos concluintes, é o tempo. Eu faria a prova que me colocaria na universidade apenas no início de dezembro, agora eu perco dois meses e farei uma prova no início de outubro.

Como se já não bastasse a cobrança dos meus preocupados pais, todos que tem alguma coisa haver com a minha educação ficaram nervosos, eu também.

Todos nervosos por que ninguem sabe o que vai acontecer. Alguns professores meus usam a expressão "Enem Turbinado". Mas o que exatamente seria isso? Mais questões, é claro. Mas essas questões, vão mudar em relação às provas anteriores? Ninguem sabe. Nem o ministro da educação.

A verdade é que eu estou sendo uma cobaia. Vão testar uma maneira mais eficiente para realizar a transição entre a educação básica e superior, e eu que provavelmente irei pagar por isso. Irei pagar por ter sido pego de surpresa, e por ter que correr loucamente atrás do prejuízo, sem saber ao certo se terei tempo.

De toda essa incerteza, a única coisa que me agrada é justamente o "não decorar". Eu nunca decorei. Tentava, precisava saber as fórmulas, mas sempre as esquecia na hora da prova.

Mas, mesmo essa mudança não adianta, se meu colégio não mudar o método de ensino.

Estou no ensino médio há três anos, e agora eu tenho 5 meses para mudar na minha cabeça a maneira de raciocinar sobre aquilo que eu vejo numa prova.

Eu adoraria se as questões da nova prova permanecessem como eram, simples. Mas agora, que eu vou competir com gente de todos os estados, eu acho que não tenho tempo para "gostar" de nada. Na verdade, nem tenho tempo.

Tudo que eu posso fazer é correr, para mudar e me adaptar para o que der e vier. Afinal, ninguem sabe o que vem pela frente.

O Fantasma Silva
Enviado por O Fantasma Silva em 17/05/2009
Código do texto: T1599225
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.