Dia-a-dia no busão

É tudo uma questão de chegar na hora, no ponto. O onibus nunca atrasa, quando você precisa que ele atrase.

Se você acorda tarde, sinto muito: hoje você vai a pé. Se você acorda cedo.. bem.. dá para dormir mais um pouco.

Não, você nao pode. O ônibus vai estar lá de 7:00. Corra. Tome banho, tome seu café, coloque as coisas na mochila e parta para enfrentar mais um dia de pré-vestibulando.

Tente pensar pelo lado positivo. Imagine que se você morasse na capital, teria que acordar uma hora mais cedo. Teria que ser ainda mais rápido, ainda mais apressado.

Mas, existe algum lado positivo quando um vendedor de frituras senta do seu lado?

7:10 da manhã e você está lá sentindo aquele cheiro de gordura molhada. Cheiro de veneno, como diria sua mãe. Nem a janela aberta resolve o seu problema. A vontade de vomitar aumenta.

Mas ele desce do ônibus ás 7:12. Ufa! Hora de respirar. Hora de pensar mais uma vez no lado positivo da coisa.

Afinal, é positivo ver tantas universitárias bonitas no ônibus. Embora seja negativo ter sua mãe ali, para restringir seus movimentos.

Outro ponto negativo é o sistema de som. Não dá para agradar a todos, e infelizmente, você faz parte da minoria.

Você tem que escutar forró durante todo o percurso. Pura tortura quando seus ouvidos já se acostumaram ao som de guitarras e baterias.

O jeito é tentar prestar atenção nas conversas paralelas. Naquele burburinho de passageiros despreocupados, ou não. Preparados para enfrentar mais um dia de suas vidas monótonas, ou não.

Afinal, quem está pronto para o futuro? Você nunca sabe o que vai acontecer, e essa, é a emoção de viver.

Você planeja descer daquele ônibus, e falar com aquela pessoa especial para você.

Mas acontece que aquela pessoa perdeu o ônibus dela. Só vai chegar mais tarde.

Então relaxe. Se acalme e vá ali pensar em quanto sua vida é tediosa. Vá esperar alguma coisa interessante acontecer, se é que seu dia vai ser interessante.

Ás vezes o dia é monotóno. Você acorda para fazer tudo novamente. Um ciclo sem falhas. Rotina.

Mas ás vezes, alguma coisa nova acontece. Às vezes, você tem que se adaptar às novidades ao seu redor, e isso deixa o seu dia mais interessante.

Mas nao tem nada de interessante no seu ônibus. É sempre a mesma coisa. Os mesmos rostos entram e descem nas mesmas estações. Sentam nos mesmos bancos, conversam sempre as mesmas besteiras.

Você nao tem nada para fazer. Pelo menos nao até descer do ônibus. 7:25 você está fora dele. Agora é com você. Corra atrás de mais um dia, antes que ele fuja de você. Não espere que algo incrível venha ocorrer. Seja você mesmo incrível, inove, invente, mas não extrapole. Se não o professor te coloca para fora da sala.

Nem precisa dizer que você gostaria de estar em outro lugar. Mas para garantir o seu futuro, os mais velhos dizem que você tem que estudar.

Então cala a boca e copia. Por quê esse ano é em outubro, o vestibular.

O Fantasma Silva
Enviado por O Fantasma Silva em 17/05/2009
Código do texto: T1599164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.