Anotações para a história do rádio em Itabaiana
Interessado em resgatar e documentar a história do rádio em Itabaiana, estou procurando entrevistar os pioneiros que trabalharam em radiodifusão na cidade. Entrevistei, até agora, meu pai Arnaud Costa, que me falou da primeira experiência radiofônica na terra de Vladimir de Carvalho, que foi a Rádio Clube de Itabaiana, empreendimento levado a cabo pelo Coronel Raul Geraldo de Oliveira no recuado ano de 1948. Hoje a cidade dispõe de duas rádios, uma comercial e outra comunitária, cumprindo seu papel de alavancar a economia e difundir a cultura local.
Abordando um tema até então inédito, é necessário, além de localizar e entrevistar mais pessoas, obter também documentos e fotos referentes a este período do rádio, bem como toda e qualquer informação a esse respeito. Nossa dificuldade encontra-se em, justamente, levantar essas fontes, dado que esse momento histórico do rádio em Itabaiana ainda não foi documentado pela história oficial. Com certeza meu amigo Ivo Severo possui material sobre sua Rádio Difusora Nazaré. Estou tentando localizar o locutor Cardoso, que hoje mora em João Pessoa, e peço aos amigos itabaianenses desta lista para colaborar com nosso trabalho, fornecendo informações a respeito dos radialistas pioneiros (endereço, fone, email, etc.) para depoimentos sobre os primórdios do rádio na terrinha.
Em Itabaiana, pretendo ouvir a professora Nel Ananias porque, conforme depoimento do gráfico Brão, era na sua casa o estúdio da primeira rádio da cidade. Depois vieram as rádios União, Vitória e Nazaré, além da rádio comunitária Vale do Paraíba, que só esteve no ar por um dia, sendo fechada pela Anatel.
Recuperar a memória do rádio em Itabaiana nos leva a buscar algumas fontes do que se tem escrito em relação ao assunto, e refletir sobre o que representou para a região e certamente para a história da radiodifusão paraibana. Como referência bibliográfica, temos o livro “História da Radiodifusão na Paraíba”, do radialista Pereira Nascimento. Mas a nossa fonte será mesmo o registro de lembranças das pessoas que participaram dessas experiências radiofônicas e alguns acervos particulares que por acaso não foram destruídos ao longo dos anos.
Nas próximas postagens, espero incluir já algumas informações gerais sobre as rádios de Itabaiana, seus principais personagens e temas relacionados. Nossa expectativa é de que as informações levantadas constituam em um acervo digno de se transformar em livro.