AMOR e SIMPLICIDADES

Hoje amanheceu um sábado lindo.

Embora o calor estivesse insuportável, fiz uma porção de coisas.

Lavei meu carro na porta de casa, com a mangueira respingando água fria em mim. Uma delícia! Sempre lavei os carros só pra poder dirigir o final de semana, sem carteira... Hoje me lembro diso.

Á tarde, fiz massa de pão de queijo, amassando bem e lembrando da minha avó Maria, mesa enorme esbranquiçada de polvilho e muitas cascas de ovos apoiadas numa tigela... do forno debaixo da casa alta, piso de madeira.

Me lembro do que sentia quando os tabuleiros eram tirados e eu via todos aqueles biscoitos assados. Era a melhor mágica da casa de minha avó.

Embora meu forno seja elétrico, os pães de queijo ficaram ótimos!!

Depois assei carne, preparada como minha mãe me ensinou.

Agora à noite, comi pão de queijo com carne assada e suco de carambola, colhidas por mim.

Faltou minha família para partilhar esta retrospectiva. Eles entenderiam estes momentos.

Faltou minha filha para que ela gravasse momentos como estes em seu coração, para repeti-los anos mais tarde e, assim, de geração em geração, irmos eternizando o que tivemos de muito bom:

- o carinho, o cuidado, o estar todos reunidos numa mesa enorme cheia de família, de biscoitos e pães de queijo, canecas de leite, bules de café fraquinho no fogão de lenha e ouvindo histórias e mais histórias...

Os dedos estão queimados pela falta de intimidade com a cozinha.

Peguei a panela de pressão quente da canjica baiana, feita com leite da fazenda, cravo, canela, côco e leite condensado.

Também foi aprovada :-)))

Lavando a louça, as panelas, arrumando a cozinha, minha alma estava abastecida.

Penso na casa grande, pé direito com seis metros, janelas e portas pintadas de azul, forro de esteira nos tetos, madeiras grossas no piso.

Penso no fogão de lenha sempre aceso, na panela de água quente pra lavar os pés antes de dormir e no barulhinho da água escorrendo na bica da nascente.

Queria que minha filha gravasse momentos como estes em seu coração, para repeti-los mais tarde e, assim, de geração em geração, irmos eternizando o que tivemos de muito bom:

- o carinho, o cuidado, coisas simples e amor!!

GLAUCIA TASSIS
Enviado por GLAUCIA TASSIS em 16/05/2009
Reeditado em 22/05/2009
Código do texto: T1598276
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.