ARTE PARA MIM
O que é arte? Não vou me socorrer do dicionário, se não, não será minha esta reflexão e sim do dicionário. Arte para mim é a característica do artista que mais se aproxima do Criador, que pode ser Deus, mas na concepção de criação.
Nunca valorizei muito nenhuma arte, fui criado numa família enorme, dos dois lados de origem rural, cujas prioridades eram: Deus, família, trabalho e estudo para trabalhar. Artes? Ora, isto era coisa para gente sofisticada...
Sei pelos estudos seculares que a arte é segmentada por vários tipos: Pintura, escultura, música, teatro... Há ainda algumas artes que se discutem se são ou não, cinema, por exemplo; futebol seria só esporte ou pode ser considerado arte? Na minha definição tem que passar pelo crivo da criatividade, por exemplo: Garrincha, quando balançava o corpo para a direita passando o pé sobre a bola desequilibrando seu marcador, e retornando à posição original e antes do adversário se recompor, já foi. Artista nato. Quem são os artistas na música? Para mim, os compositores. E, os cantores, não são artistas? A maioria são bons interpretes. Elvis Presley? Inovou na interpretação, logo artista. Rita Lee, artista, Elis Regina, a maior de todas.. . e por aí vai. Artes plásticas? Quem são os artistas? Aqui sem discussão é arte, mas há muitos artesões também considerados indevidamente artistas, isto na minha concepção. Talvez, eu esteja querendo dizer outra coisa, esteja inovando, na minha vontade de um dia ser considerado artista. Sonhar!? Por enquanto não se paga imposto por isto. E na literatura, quem são os artistas? Atenção! Estas são perguntas para eu responder, portanto fiquem calmos aí, se quiserem me contestar existe espaço para isto, aí logo abaixo. Na literatura, temos bons contadores de histórias e estórias, estes mais artistas do que aqueles. Podemos copiar o estilo de algum escritor e ser considerado artista? Penso que sim. Podemos escrever com erros ortográficos e sermos artistas? Tomara que sim, pois não haverá prejuízo na criatividade. Ainda bem! Que o Word nos salve, e salve sem os nossos erros.