"Bidi dodi baba tudo, boa doide!" - ou: "Pit dog papa tudo, boa noite! (GYN, 14.05.09)"

"Bidi dodi baba tudo, boa doide!" - ou: Pit dog papa tudo, boa noite! (Gyn, 14.05.09)*

Uma dessas histórias que só acontecem em cidade do interior...

Elmar, lá da terrinha, comprou uma sanduicheria do tipo pit-dog (em outros lugares, chamam esse tipo de lanchonete por outros nomes; em São Paulo por exemplo, é "dogão"), que estava instalada junto com outros, na praça principal da cidade e, se chamava "Papa-tudo".

Ele era sujeito caprichoso e, a clientela da lanchonete logo começou a crescer. Não demorou e precisou de ajudantes, para o atendimento e as entregas.

No interior, esse negócio de emprego é fogo - imaginem, então, a primeira oportunidade de emprego.

Logo apareceram alguns meninos, interessados em trabalhar e, ele escolheu um que tinha bicicleta para as entregas e, um outro, filho de um colega, para trabalhar no atendimento, inclusive para o atendimento das encomendas de lanche pelo telefone.

Detalhe: o menino que escolheu para o atendimento, apesar da voz grave de locutor de rodoviária, tinha um probleminha de dicção e, assim, não conseguia pronunciar algumas consoantes com os sons originais (no interior, não é fácil achar um fonoaudiólogo e então...).

quando alguém ligava pra encomendar alguma coisa, ele vinha atender ao telefone, cheio de disposição e, formalidade: "Bidi dodi baba tudo boa doidi (isto é: pit dog papa tudo, boa noite)!"

Cidade pequena do interior é lugar onde sobra tempo pra muita coisa, inclusive pra maquinar pegadinhas para sacanear os desavisados - quando ficaram sabendo, muitos gaiatos passaram a ligar, só pra ouvi-lo no atendimento.

Aí perguntavam pela lista de que tipos de sanduiche a lanchonete oferecia, es esperavam até que ele chegasse ao especial, de peito de frango...

...................................................

*Aos amigos que vinham acompanhando as histórias do Adãozinho, informo que as interrompi pra contar algumas histórias separadas e, introduzir um novo pernsogem, o Santo (começa amanhã). Mas, ele vai voltar. Em duas histórias onde ele enfrenta os tribunais - e até vence!