CIDADE DO DESCASO E DO ABANDONO

A FALTA DE MANUTENÇÃO DA VELHA PASSARELA SOBRE O RIO MORTO DA CIDADE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE.


             JABOATÃO VELHO /PE
 


É possível acreditar, que deste esgoto a céu aberto, alguns famigerados de Jaboatão dos Guararapes - Jaboatão Velho - PE, pescam os coitadinhos engordados no lodo, para lhes aliviar a fome?


A MORTE DA VIDA



Contemplo a paisagem na fria tarde de inverno. Alguns pássaros alçam voos no céu de cor cinza; outros bebericam das águas mortas do rio Jaboatão, que descem caudalosamente, arrastando às impurezas de sua superfície. Às águas bailam, gingam, indo d'encontro às pedras e explodindo em chuviscos; homens pescam, lançam às suas redes à procura das "piabas e coitadinhos." Esses pequeníssimos peixinhos são sobreviventes da poluição do rio, e são  a esperança de um ensopado de peixe,  para  matar a fome, dos que nada têm para comer.
A visão do rio, agora caudaloso, é bonita de se ver...  É época hibernal:  às águas do início do inverno represadas, são liberadas para que a barragem local possa conter as muitas águas, que ainda virão. 
Contemplo esse rio temporário contaminado, pelos dejetos jogados em seu leito, através das fábricas e indústrias instaladas nos arredores da cidade - o lado amargo do  progresso.
Contam os mais antigos do lugar ter sido um lindo rio, de águas límpidas, onde lavadeiras se assentavam por sobre às pedras, para lavarem roupas de ganho (ajuda para o sustento da família), e assentadas, com as suas crianças abriam latas de leite vazias, usadas para armazenar o alimento que lhes matariam a fome: :farinha de mandioca, com carne seca. Molhavam a farinha na água pura e fria do rio, fazendo bolos  comendo-os,  e  alimentando aos seus pequeninos. Visão  digna de ser chamada: "Cartão Postal" de Jaboatão Velho-PE. 
Hoje, transformado em rio temporário, que durante o verão resume-se em poças d'água fétidas. Às ratazanas vagueiam, sobre o seu solo rochoso, em busca de alimentos, oriundos do lixo que muitos ribeirinhos jogam ponte abaixo, sem que haja conscientização do grande mal que estão causando a eles próprios, e aos demais.

A morte do rio Jaboatão – na cidade de Jaboatão Velho, PE – é resultante da ação de homens, que dão mais valor ao dinheiro do que à preservação da natureza transformando,  uma fonte de vida em morte iminente.





 http://www.Esther.recantodasletras.com.br 

Licença Creative Commons
A crônica intitulada: A Morte da Vida da Escritora, EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Imagens: EstherRogessi
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 14/05/2009
Reeditado em 31/05/2015
Código do texto: T1593338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.