Um jovem prefeito

Ele foi prefeito de Itabaiana aos vinte e três anos. Essa figura humana chamava-se Abelardo Jurema, que governou nossa terra de 9 a 12 de fevereiro de 1938, sendo substituído pelo Dr. Antonio Batista Santiago.

Rinaura Dantas Bandeira foi a primeira mulher a governar a cidade de Itabaiana. Ela era secretária da Prefeitura na gestão de Durval de Almeida, tendo substituído o prefeito nos dias 7 e 8 de fevereiro de 1938. Foram dois curtíssimos mandatos, mas ficaram na História. A prefeita Rinaura por ter sido a primeira mulher a exercer esse cargo em Itabaiana, em uma época dominada pelos chefes políticos que tinham no mandonismo machista sua característica principal. Já Abelardo Jurema, prefeito de Itabaiana por apenas quatro dias, saiu daqui para entrar na História do Brasil, ao exercer a função de Ministro no Governo do Presidente João Goulart.

Como fato singular também da história dos prefeitos itabaianenses, houve um que nem chegou a assumir o cargo. Foi o Dr. João Florêncio Filho, que hoje é nome de rua, substituído pelo seu vice, acadêmico Olívio de Andrade Lira, em 1922.

Naquela época, existia uma família poderosíssima na região de Itabaiana, que ainda hoje exerce influência na política e economia local. Era a família Veloso Freire. No fim do século dezoito, não existia o cargo de prefeito municipal, sendo escolhido um presidente do Conselho Municipal que representava o Executivo e o Legislativo. Pois o nosso primeiro Presidente do primeiro Conselho Municipal de Itabaiana foi Virgínio Veloso Freire, isso no distante ano de 1893.

Todos esses fatos são narrados no nosso livro “História de Itabaiana em Versos”. Dos mais remotos episódios da época da colonização destas terras até a citação das figuras carimbadas da política e das artes que nasceram na cidade do poeta matuto Zé da Luz e de Sivuca, um dos maiores musicista do Brasil. E quero ir mais além, aproveitando um momento único para a cultura de Itabaiana, que será a instalação do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba. Nesse ponto de cultura haverá uma central de produção de áudio visuais e pretendo produzir um documentário sobre Itabaiana com qualidade técnica e um roteiro profissional.

Fábio Mozart
Enviado por Fábio Mozart em 14/05/2009
Código do texto: T1593135