O Câncer da Sociedade

Certa vez ouvi uma frase que me causou um grande impacto, pela sua veracidade: " A droga é um câncer da sociedade". Ainda ontem me vi obrigada a refletir sobre isso, devido à problemas causados por traficantes e usuários, no condomínio fechado em que moro.

Infelizmente, é triste ver-se de mãos atadas diante de uma situação como essa. Ainda não fui empossada como investigadora de polícia, e sou simplesmente uma candidata aprovada para tal cargo. Mas, ainda que como policial, pouco poderia ser feito.

Talvez, tal qual um médico diante de um diagnóstico - de câncer em fase de metástase, a policia se vê também de mãos atadas, diante da lei e diante da proporção que essa situação está tomando. Não pensem vocês que a polícia resolve tudo. É fácil dizer que a polícia não faz nada. Difícil é descobrir a cura pra esse mal, que não escolhe classe social, cor, idade, sexo.

É muito mais que um problema de criminalidade, é uma questão de saúde pública e também de educação. A sociedade tem cobrado da polícia e do Sistema Penitenciário o que ela se recusa a fazer - educar. Professor agora tem outro nome: educador. Concordo que a escola tem um papel importíssimo, mas educar é dever dos pais e responsáveis, da família. E isso está cada vez mais raro de se ver. Soluções? Fácil falar, difícil resolver. Mas quem sabe começarmos por observar mais nossa própria casa, família e filhos. Como dizem os chineses: "Se quiser ter um mundo limpo, comece varrendo a porta de sua própria casa."

Quem sabe ainda descobriremos a cura para todos os tipos de câncer...

Ana Cristina Fernandes
Enviado por Ana Cristina Fernandes em 12/05/2009
Reeditado em 12/05/2009
Código do texto: T1589720
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.