O PECADO DE AMAR
Estou ouvindo uma música que se chama “Basta um Dia”, faz parte de uma peça de nome "A Gota D'água" de Chico Buarque de Holanda. Cantor, compositor, dramaturgo e poeta; e sem sombra de dúvidas um dos maiores nomes da cultura brasileira. Além de todos esses atributos, na minha humilde opinião Chico é um dos maiores conhecedores da alma feminina. Na atualidade não conheço autor que descreva de forma mais verídica os amores e dores femininas. Ele o faz com tanta profundidade e sentimento que às vezes parece ter sido escrito pela mão uma mulher.
Muitas vezes nos perguntamos por que um coração que ama sofre tanto. Eu como todos também não sei, mas gostaria de saber a resposta. Quando falo de amor, me refiro ao amor verdadeiro. Aquele que é sublime na união de homem e mulher, e que nos aproxima do divino. O Eldorado dos sentimentos, aquele que se consegue apenas uma vez na vida e na maior parte das vezes passa uma vida inteira sem conseguir. Deixando dentro de nós a sensação de incompleto, que se mostra às vezes de forma avassaladora e outras sutilmente como um desconforto não identificado.
O que não entendo é porque os corações que apresentam maior predisposição para esse sentimento sofrem tanto... Depois de refletir sobre o assunto, cheguei a uma conclusão muito particular. Concluí que o pecado do coração que ama com pureza comete é sonhar. Esperar e se permitir sentir e viver um sentimento de caráter tão divino, em um mundo habitado pelos homens. E como seres Humanos que somos, estamos muito distantes do divindade e, ainda não sabemos Amar.
E o preço que pagamos por tal ousadia, é o desalento e a dor, que a princípio se apresenta de forma lancinante. Mas, com o passar do tempo, nossa insistência em buscar o amor, vai se transformando em uma dor calada, seca... Sem lágrimas. Tira de nós lentamente o brilho dos olhos, o sorriso dos lábios e de cada músculo do nosso rosto se retesa... Corroi nossa alma aos poucos até que ela também se cale. Deixando no final de tudo, apenas o invólucro do que fomos um dia a vagar por esse mundo que sobrepuja a perfeição de fauna, flora, mares e relevos. Um mundo de desejo e carne... O mundo que nos cabe, o MUNDO dos homens... O Imperfeito.
Desculpem o mau jeito, gostaria de falar de flores. Mas hoje não tenho sorrisos para dar...