AMIZADE

Uma grande maioria de pessoas diz contar nos dedos os verdadeiros amigos. Colegas, companheiros de trabalho, vizinhos, podem ter vários, mas amigos, amigos mesmo, são poucos. Verdade ou não, no meu ponto de vista, a amizade contém um componente ético do qual não nos damos conta. Verdadeiros amigos não nos colocam em situações constrangedoras. Podem compartilhar suas dificuldades, mas não forçam a barra. Verdadeiros amigos nos dizem a verdade que não queremos enxergar. Se eles não nos alertam sobre nossos erros, não são nossos amigos de verdade. Amigo também é quem não nos abandona nos momentos difíceis, naquelas em que nosso dinheiro se foi ou quando algo de muito grave nos aconteceu. Um verdadeiro amigo é um tesouro mais valioso que dinheiro no banco ou um punhado de bens materiais.

Pessoas inteligentes emocionalmente são aquelas que mantém amizades duradouras por longos anos. Se estiverem distantes e o contato não foi perdido, trocam correspondências, telefonemas, cartões de natal, parabéns nos aniversários. Quando estão mais próximas, visitam-se de vez em quando, estão sempre arrumando um tempo para uma prosa. E isso faz um bem! A amizade sincera é como um bálsamo que pode curar doenças como tristeza e solidão.

Conceição Gomes