Chuva no Telhado
O som da chuva no telhado é uma canção de ninar quando se está numa casa bem feita, situada num local seguro. Caso contrário, torna-se um ruído tenebroso e cheio de tensão. Infelizmente, é o que vemos a todo instante. São barracos dependurados em verdadeiros precipícios, despencando com a força da primeira enxurrada. São canais transbordando e arrastando o único abrigo de muitos. Feito muitas vezes, na única área disponível para àqueles aos quais a vida não brindou com uma melhor sorte. Todos os anos, é sempre a mesma coisa. De Norte a Sul desse imenso país, as imagens nos noticiários, falam por si só. O que fazer? Nos lamentar talvez! Visto ser essa a cena típica pintada pelas águas de março, e, que se estende por vários meses a frente. E, uma vez cantada, essas mesmas águas, nos parecem encantadoras. Mas, quando vivida na própria pele por muitos desafortunados. Vai-se embora a poesia e fica apenas a dúvida sempre latente, seguida da pergunta. Até quando? A chuva não tem culpa! Ah, isso eu posso garantir! Afinal, a chuva é necessária! E ela já existia antes mesmo de nós humanos. O caos que ela provoca, sim, esse é culpa do homem! Por não respeitar os limites impostos pela natureza, afim de que possamos conviver com tal recurso, de forma harmoniosa. E, acaba que, o problema vai sendo minimizado. Vira pauta de discussões. Acabando numa ciranda de interesses vários, onde o que menos importa é a vida humana. E o futuro? Bem, este vai chegar! Mas, enquanto houver seres pensantes, mas não atuantes, sobre a face desta terra. Este chegará com chuvas cada vez mais intensas, e as imagens se repetirão na mesma sequência, dos pingos da chuva no telhado!