um degrau a mais - problemas no paraíso

Degraus lembram escadas.Escadas sobem e descem,assim como a vida da gente. Um eterno sobe,descansa,desce ou sobe.Aumentar ou diminuir...e tudo depende!

Na pressa de subir as escadas, pulamos às vezes degraus muito importantes, que fazem falta quando chegamos ao topo muito cansados do esforço...É quando nós percebemos que o tempo perdido na subida,nem permitiu olhar a paisagem.Lacuna não preenchida,vida que não volta.Se pulamos a etapa do gatinhar e já saímos andando de cara, quando bebês, teremos problemas com equilíbrio mais tarde!

Somos chamados na vida para cumprir funções. Em algum lugar de nossa vida precisamos assumir nossas responsabilidades,deveres para com o outro,seja ele família,comunidade,ou como cidadão.

Partimos do Mito religioso da origem do Homem ser divina,e chegamos até a queda desta idéia com a viagem para as Américas de um jovem naturalista de 22 anos chamado Charles Darwin, que relacionou a origem a seleção natural das espécies,a Teoria da Evolução. O homem não era mais divino,e sim fruto de sucessivas modificações, incluindo um antepassado em comum com os macacos!

Analisando grosseiramente esta história,fico sempre em alerta.Não acredito na evolução completa do ser humano.Acho que apenas estamos um degrau a mais na frente dos outros símios.Não tâo a frente!Temos mais da parte selvagem e animal do que eu gostaria que existisse em cada pessoa.Pobre Darwin, sofreu o castigo em vida de provar o óbvio:gente é bicho também!Acabou o paraíso!

Juntos precisaríamos preservar os outros seres que dividem o planeta para que o divino do Homem se renovasse..Esta parceria,nem sempre respeitada,mostra o grau de evoução que nossa civilização chegou.Essa evolução é tão relativa!

Poluímos o planeta,acabamos com a água potável, a vida natural de animais e plantas.Criamos guerras,exploramos, escravizamos e matamos nossos semelhantes todos os dias, em nome de um Deus maior que o Criador: nossa ambição.Sugamos o último resquício de ingenuidade das crianças com imagens e exemplos de maldade em qualquer tela ou jogo. Não nos interessamos pela vitória do Bem,pelo prêmio Nobel da Paz (alguém sabe quem ganhou o deste ano?), damos mais espaço na mídia para as fofocas da vida de artistas (sempre o lado ruim e paparazzo)do que para a notícia da cura de doenças.WWW virou sinônimo de vida, de relacionamento humano...

Acho que do jeito que vamos, não estamos subindo um degrau a mais, estamos descendo rapidamente mais de dez!Tudo devidamente acompanhado por alguma câmera de Reality show, claro...afinal, este paraíso de imagem e fel fomos nós que criamos !

Este texto faz parte do V Desafio Recantista de 2009

Conheça outros autores e textos do desafio com o título Umdegrau a mais.

Brigeth
Enviado por Brigeth em 08/05/2009
Código do texto: T1582561
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.