Um degrau a mais –A escada do meu pai.
 
A vida é como um escada, sem começo nem fim. Isto é, eu não sei onde é o começo nem o fim. De repente você está em um degrau e não pensa nada porque nesse momento você se esqueceu como é que se pensa. Tem que recomeçar de novo, mais uma vez. Você fica ali por muito tempo e as vezes até sobe um degrau a mais sem saber por que. É que sua consciência ainda está adormecida. Outras vezes, da mesma maneira, você desce. Então percebe que precisa subir para cumprir seu destino: a cada dia subir um novo degrau. Sempre um degrau a mais. Eles não são iguais. Nenhum é igual ao outro mas alguns podem ser semelhantes. Procurando bem sempre haverá alguma diferença. Não se distraia, esteja sempre atento porque a desatenção faz com acabe descendo um ou mais degraus em vez de subir. E aí tem que recuperar o tempo perdido e quando perdemos tempo não conseguimos mais recuperá-lo. Alguns degraus são difíceis de subir e exigem esforço. Outros, bem fáceis. Você se sentirá caminhando ora sobre espinhos, ora sobre pétalas de rosa. Mas nunca estará sozinho nessa escalada. Algumas vezes os degraus são tão ásperos e altos que vai precisar  de ajuda. Ora encontra, ora não. Não negue ajuda aquele que sobe ao seu lado e tem mais dificuldade. Nessa ocasião vai perceber que ao tocar a mão do outro tudo fica mais fácil. Você vai subir como se tivesse asas nos pés. Também é necessário ter muito cuidado para não dar a mão a quem vai usar esse contato não para subirem juntos mas sim para arrastá-lo escada abaixo. Porque as pessoas não são iguais. Mesmo sendo irmãos. Quando isso acontece retomar a escalada é sempre mais difícil. Vai ser preciso se armar de muita vontade e buscar ajuda dentro e fora de você. Eu não sei bem onde vai dar essa escada. ´Mas sei que de repente a gente fica muito cansado e adormece. E sei também que tudo que foi aprendido nesse percurso não será esquecido. E quando você acordar para continuar a subida vai ficar mais fácil. Porque o conhecimento que você adquiriu antes de adormecer lhe será devolvido. As vezes aos poucos, as vezes logo. Mas ele será sempre seu. Eu conheço bem o marceneiro que fez essa escada: ele é o meu Pai. Por isso tenho certeza que ela vai dar em um bom lugar. Não tenho pressa em chegar ao fim. Gosto da atividade de subir. Só não gosto quando tenho que voltar alguns degraus porque não me cuidei direito. Não tenho pressa apesar de saber que lá, onde meu pai me espera, é lindo. É que gosto de aproveitar bem a subida, de ver tudo que existe ao meu redor e conhecer os meus companheiros de escalada. Sei que o meu Pai espera isso de mim, sei que Ele quer que eu veja todas as coisas lindas que fez. Porque foi ele quem tudo fez.. Ele é Perfeito. E quer que sejamos semelhantes a Ele. Não é fácil mas Ele compreende e espera. É que Ele sabe.
 
 Este texto faz parte do V Desafio Recantista. Conheça os outros textos precedidos do título UM DEGRAU A MAIS. BOA LEITURA.