Mães
Às vésperas do dia das mães seria injustificável não refletir sobre algumas delas. Apesar das comemorações, subentendidas, como transformadoras do evento, em um movimento comercial rentável, acredito que os valores maternos continuam inabaláveis, salvo algumas exceções pontuais de uma sociedade conflitante de valores. Exemplifico sob a ótica masculina e talvez à moda antiga, mas ao meu entender a mãe ainda continua sendo a obra máxima do criador.
Mãe é aquela adolescente de 15 anos, que abre mão da melhor idade de sua vida, que por um deslize - engravida. Abandonada pelos pais e o namorado, chora em um leito de hospital, prestes a dar a luz, dizendo que dará ao seu filho todo amor que não recebeu.
Mãe é aquela figura valente, que em meio às enchentes e destruição da casa, agarra apertadamente o filho ao peito, e diz estar tudo bem, nada aconteceu.
Mãe é aquele anjo da guarda que vela o filho em estado febril durante a noite, e de manhã, sorrindo, diz ao marido que o filho melhorou.
É aquela que ao primeiro vomito do filho se preocupa com as constantes viroses, enfrenta as enormes e demoradas filas do SUS (Sistema Único de Saúde) e só após a consulta: injeção de plasil, soro, e alguns medicamentos, se sente segura e aliviada.
Mãe é aquela professora dedicada, persistente, que vai até seu local de trabalho, sofre constantes agressões, enfrenta balas perdidas, mas defende seu aluno como riqueza maior.
A mãe se defende às criticas e se justifica, dizendo estar com calor, quando em meio ao frio, tira a única blusa, agasalha o filho, sorri e beija o delicadamente com os lábios gelados.
Aquela que derrama uma lágrima, se não visível, a contém internamente, esforça se para manter a cabeça erguida e não demonstrar a dor, ao ver o filho cair e se machucar em seu início de caminhada.
Para a mãe, não importa a idade do filho, ele sempre será uma criança. Se adulto, desempregado, ela calada, recolhe-se em seu quarto, dobra os joelhos e ora por amparo e misericórdia.
Mãe é aquela que diz não ao filho, mesmo querendo dizer sim. Aquela que envolvida em sua precariedade escolar, se esforça, lendo e relendo histórias dos livros escolares para poder auxiliar o aprendizado do filho.
Mães são aquelas que têm filhos excepcionais e vivem 24 horas em função deles, e aquelas que adotam filhos com as mesmas necessidades e lhe dão todo o carinho possível para proporcionar o bem estar e uma qualidade de vida mais digna a estas crianças.
É "aquele" que recolhe um cesto abandonado com uma criança em uma represa e procura desesperado, indignado, leva-la com urgência ao abrigo.
Mãe não tem idade, cor, raça; É constituída de força, coragem, sensibilidade,
Seja ela jovem ou idosa: pele lisa como a seda ou de rugas blindadas pelo tempo.
Mãe é aquela que sempre encontra tempo para o filho, o marido, a casa e o trabalho.
Mães são exemplos de vidas, que choramos quando não as temos e, se a temos, muitas vezes esquecemos.
Independente da data comemorativa:
Mãe é mulher, criação, harmonia, perfeição. Equilíbrio universal e principalmente humano. Reflexo inverso de uma sociedade em profunda degradação de valores.
Parabéns a todas as mães.