AUTENTICIDADE - a minha

Muitas pessoas se vangloriam de estar há anos com um mesmo companheiro.

Não importa se é saudável o relacionamento, se é inteiro, se é verdadeiro, muito menos se há amor.

Dizem até que o amor muda e vira amizade... Chamam de amizade virar apenas um compromisso?

O que querem é continuar com uma aliança no dedo e o status de “mulher séria”.

Me casei de branco e dentro dos padrões exigidos pela sociedade.

Subi ao altar, portando sorriso radiante, flores nas mãos e grinalda no cabelo. Tenho álbum de casamento também.

Fiz um juramento (mas este foi depois de um primeiro...)

Me separei depois de ter minha filha.

O que para a maioria seria motivo de permanecer na relação, para mim, ao contrário, foi o motivo de terminá-la.

Um dia me olhei no espelho e minha filha brincava ao lado, sentadinha no chão.

Olhei pra imagem que via no espelho e fiz perguntas.

Não tive respostas que me agradaram.

Olhei pra minha filha e voltei a olhar o espelho...

A responsabilidade que senti, diante daquela criança, me fez partir.

Não para a liberdade, mas para o compromisso comigo mesma, uma mulher que havia gerado uma filha, um ser humano que habitaria o planeta e poderia, ou não, fazer diferença...

Precisava me encontrar, descobrir meus próprios gostos e sabores, buscar minhas próprias crenças e ter respostas.

Todas. A maior quantidade que pudesse.

... A fase dela dos "porques" chegaria, com certeza.

Havia feito um juramento, sei disto (mas este foi depois de um primeiro: ser real e verdadeira)

Me uni novamente e me separei novamente (e farei de novo, se for necessário, mas busco sempre que não seja).

O motivo já é outro:

Me encontrei tão profundamente que não posso mais abrir mão disto.

Só sei ser de verdade! Só aceito conviver com verdades!

Aceito qualquer delas. Nenhuma mentira ou omissão.

Não quero que me poupem das realidades.

Ensinei isto praquela criança que, hoje, já cresceu.

Não posso confundí-la. Esta é uma de minhas bandeiras.

(e não importa como julguem isto e o que a sociedade pense... desculpem-me, mas não sei dormir sem paz - a minha).

Glaucia Tassis

GLAUCIA TASSIS
Enviado por GLAUCIA TASSIS em 06/05/2009
Reeditado em 07/05/2009
Código do texto: T1579100
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.