Pensamento positivo

Poderíamos dizer que a mesma intensidade que alimentamos os pensamentos negativos é utilizada para cultivar os pensamentos positivos. Então por que não conduzirmos esta energia em sentido benéfico, de maneira a nos propiciar uma qualidade de vida melhor?

Nutrir o pensamento negativo é desgastante não só no sentido psicológico como físico. Sabe-se que para sorrir usamos apenas 26 músculos e para os adeptos de expressões carrancudas são usados 62, portanto maior o esforço e a probabilidade de um envelhecimento precoce.

No sentido psicológico, enquanto nos detemos a fatores que nos aborrece ou não está de acordo com o desejado; se ficar-mos permanentemente relembrando acontecimentos desagradáveis ou qualquer outro tipo de artifício semelhante, estaremos bloqueando a felicidade e impedindo visões positivas que nos acontece a todo o momento.

Se, estamos acelerando nosso processo de envelhecimento e se o espaço ocupado em nossa mente pelos pensamentos negativos pode ser substituído por felicidade, então por que não mudar de atitude?

Trago o tema à tona, apesar de ser amplamente discutido, em vista as muitas pessoas conhecidas que carregam consigo amarguras, infelicidade, e sempre com expressões tristes. Pessoas com idades jovens, mas com traços fisionômicos bem abatidos por carregarem mágoas de insucesso profissional, frustrações emocionais e um leque enorme de coisas insignificantes, como uma simples dor de cabeça.

A beleza da vida consiste exatamente por não ser linear. Portanto, teremos os prós e contras em seu decorrer. Esta é a lei natural. Por ser um dia diferente do outro, é uma dádiva, da qual o homem pode se dizer abençoado.

Sabemos também que a vida não é um eterno mar de rosas, assim sendo, temos que aprender a conviver com essa espiral da qual é constituída. E a obviedade nos indica que são de pequenas coisas que se constroem as grandes mudanças. Então porque não enumera-las para a transformação de uma vida melhor?

Se fixarmos a nossa atenção aos pontos que nos trazem alegrias no nosso dia-a-dia, veremos que são bem maiores do que imaginamos. E, em seu final, quão gratificante foi, o fato de estarmos simplesmente vivos.

Edson Alcarde
Enviado por Edson Alcarde em 06/05/2009
Reeditado em 14/06/2009
Código do texto: T1578896
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.