VENDER É UMA ARTE

Muita gente diz que se dependesse de trabalhar na área de vendas, morreria de fome. Eis uma afirmação que nos leva a refletir sobre o assunto. Será que vender é tão difícil assim? Será que pra trabalhar com vendas é preciso nascer com “o dom de vender”? Sinceramente, não acredito nisso, muito embora concorde que algumas pessoas tenham mais facilidade para se comunicar.

A grande verdade é que não existe nenhuma faculdade de vendas. Jamais alguém perdeu uma noite de sono por desejar que seu filho viesse a se tornar um vendedor. O que se espera é que faça um curso superior em áreas “ditas nobres” que lhe confira poder, riqueza e destaque social.

Você já ouviu alguém dizer que deseja ver seu filho tornar-se um grande vendedor?

É claro que não!

Não é verdade?

Quem é que se torna um verdadeiro campeão de vendas?

Posso afirmar, sem medo de errar, que na esmagadora maioria dos casos, os maiores profissionais dessa área são de origem humilde. E quase sempre entram para a profissão acidentalmente.

Sem muito preparo para atuar em outras áreas e precisando ganhar mais que a média, em função de compromissos familiares, ou ainda devido ao desemprego em épocas de recessão, quando muita gente acaba se sentido “espremido” e sem perspectivas.

Assim é comum acabar por “pegar alguma coisa pra vender” enquanto espera por um emprego.

Por isso, milhares e milhares de pessoas passam pelo mundo das vendas, mas somente uma pequena minoria se profissionaliza de fato.

E é essa minoria que descobre que ser um profissional de vendas é uma arte que confere ao ser humano um verdadeiro prazer de viver.

Um vendedor jamais fica desempregado. Quanto maior a crise, mais se faz necessária sua atuação.

É como vendedor que muita gente tem conseguido construir seu patrimônio. Sem contar que muitos impérios empresariais tiveram seu início através de algum grande profissional da área de vendas. Quer um exemplo maior que o do Señor Abravanel (Sílvio Santos)?...

Como me tornei um vendedor

Sou uma das pessoas mais tímidas que já conheci!

Certa vez, um de meus professores, que era Padre, disse que gostaria que eu lesse a epístola, na hora da missa. Falou que meu timbre de voz era bom, que eu lia bem, e por isso gostaria que aceitasse seu pedido.

Na hora, movido pela vaidade de ter sido escolhido, aceitei muito feliz! No entanto quando chegou o momento de executar a tarefa e vi-me diante de uma enorme platéia de fiéis que lotavam a igreja, quase morri de pavor.

Foi um desastre! Deixei de ler muita coisa e, ainda pior, sem querer inventei uma porção de outras coisas que nem estavam escritas.

Parecia que meu coração estava batendo no pescoço!

Fiquei tão apavorado que, ao sair da igreja, fui direto à clinica de um médico amigo meu e, sentenciei: Estou sofrendo do coração!

Ele quase morreu de rir quando lhe contei o ocorrido.

Essa foi minha primeira experiência com o público!

Atendendo um anúncio

Em busca de um horizonte maior, cheguei em São Paulo em 1972!

Era um tal de recortar anúncio e correr em busca de emprego que a sola do sapato parecia que ia acabar, a qualquer instante.

Que dificuldade!

Quando o emprego era bom não reunia qualificações, quando eu servia o salário não me convinha.

Que sufoco!

O minguado dinheiro acabando, os dias passando e o meu sonho dourado querendo virar fumaça!

Finalmente, li um anúncio que dizia: Se você é jovem, dinâmico, tem até 23 anos, é comunicativo e gostaria de vencer na vida, então procure-nos na Rua Augusta 1846 – 2º andar.

Recortei o anúncio, e lá fui novamente em busca do sucesso.

Ao chegar no local, descobri que se tratava de um dos departamentos da Abril Cultural. Fui muito bem atendido pelo jovem gerente, Geraldo José de Arruda Costa, um dos mais brilhantes profissionais que já conheci.

Depois de 15 dias de curso, lá estava eu de terno e gravata, com uma pasta pesando quase 9 quilos, cheia de mostruários das enciclopédias que a Abril publicava, tomando ônibus lotados para ir até os bairros e bater de porta em porta tentando realizar minha primeira venda.

Meu Deus!!!...

Quanta porta na cara, levei!

Quanta gente grossa, encontrei!

Não sei nem contar o número de vezes que senti vontade de jogar a minha pasta no Rio Tietê e sumir de São Saulo de vez!

Mas ir pra onde?

Além disso, li uma frase que dizia que desistir qualquer idiota pode, persistir é próprio dos espíritos fortes.

Aí, fazer o quê?!

Continuei tentando!

Um matuto do Paraná tentando vender enciclopédia na Paulicéia desvairada!

Finalmente, a primeira venda!

Uma psicóloga da Rua Pio XII nº 59, me atendeu tão bem! O nome do bairro era Paraíso e um paraíso, de repente, era a minha vida, quando depois de ser tão bem atendido, caminhava pelas ruas, como que flutuando, com a minha primeira venda na pasta.

Parei de trabalhar imediatamente!

Fui até o escritório mostrar pro meu gerente o fruto do meu trabalho!

Ganhei rasgados elogios e fui convidado para almoçar com ele, no restaurante Trianon em frente o famoso Conjunto Nacional.

Estava começando uma carreira longa que é o caminho de quem resolve viver de vendas.

Que bom que não desisti!

Se tivesse feito isso não poderia, 30 anos depois estar escrevendo este relato para, quem sabe, facilitar um pouco o caminho daqueles que buscam o sucesso como profissional de vendas.

O mundo das vendas ampliou meus horizontes!

Aprendi a confiar em mim, desenvolvi a capacidade de pensar sempre positivo, descobri o enorme prazer de ajudar as pessoas!

Tornei-me um apaixonado pelo mundo e por gente, fiz-me espiritualista, amo tudo que faço e aos 53 anos sinto-me mais energizado que nunca!

Minha mensagem pra você

Encerrando, desejo de coração, que você jamais desista, que jamais perca a humildade, que seja sempre capaz de admitir o erro e pedir ajuda quando preciso for. Saiba que você foi feito à imagem e semelhança do Criador, portanto o sucesso e a felicidade deverão ser seus alvos permanentes.

Jamais pise em alguém pra subir na vida!

Pense, que com lealdade, honestidade, verdade, e uma vontade férrea de vencer, jamais será derrotado.

Deseje ter, porém nunca se torne escravo dos bens que possuir!

Muito mais que um grande vendedor, seja um amigo leal!

As vendas, os negócios, serão meras conseqüências de uma atitude mental correta!

Nunca se deixe levar pelo lucro fácil!

Jamais humilhe quem está por baixo!

Ame a todos!

A partir de você!

Boa sorte!

Escrito em 03 de novembro de 2003