Declaração de amor
Após o trabalho com a música “Como é grande o meu amor por você”, na voz de Roberto Carlos, a professora passou a seguinte atividade para seus alunos (do 5º ano, do Ensino Fundamental):
üConstrua uma mensagem para sua mãe declarando o seu amor por ela. Em seguida, faça um comentário sucinto sobre o que significa ser mãe pra você.
Após a realização da atividade, a professora observou que na última cadeira da fila,havia uma garota de cabeça baixa chorando,aproximou-se dela e perguntou-a:
_Por que chora tanto, o que houve?
A garota permaneceu em silêncio, num choro muito sensível e entregou sua atividade a professora. No texto dela havia escrito assim:
Meu amor por você, mãe!
Mãe, me perdoa por eu ter nascido e você morrido na mesma hora, saiba que o meu amor por você é o mais bonito do mundo, porque te amo sem te conhecer, sem ter você aqui perto de mim. Como é grande o meu amor por você, mãe... Por mim, o tempo voltaria só pra eu ter ficado aí no céu e você aqui na terra... Amo-te tanto que seria seu anjo, mãe. Não deixaria nenhum mal te acontecer, porque este amor é verdadeiro minha amada. Não sei falar de amor, mas te amo do meu jeito, com essa falta de você, com esta vontade de ter sido agasalhada em teus braços, de ter feito dos meus dois braços o seu colar pendurado em teu pescoço, mãe. Desejo que os anjos do céu façam festa pra você, embalo meu amor na saudade e te entrego de presente, o meu coração.
Com o rosto banhado em lágrimas, a professora ficou sem palavras ainda ao ler o comentário:
Ser mãe, significa doar a vida pelos filhos e ser anjos na vida deles, eternamente.
A professora abraçou sua aluna e disse que ela escrevia muito bem, e que seu texto era emocionante. Motivou a adolescente a não se sentir culpada pela morte de sua mãe e lhe falou da sua admiração por ela.
Diante deste relato de uma experiência pedagógica compartilhada, em sala de aula, com um tema universal; mãe, às vezes fico pensando até que ponto existe esta consciência de que ser mãe significa, entre outras coisas, doar-se.
Só sabe a falta de uma mãe, quem a teve e não a tem mais, ou quem nunca a conheceu. Por isso, zelo pela minha.
Ainda não ouvi uma música mais linda e gostosa de escutar, que o choro do filho na sua chegada ao mundo, e também desconheço uma sensação de alívio e prazer que supere a dádiva da maternidade; conceber a vida. Nem mesmo o mais intenso dos orgasmos, porque a maravilha de ser mãe é um sentimento ímpar.