Eles têm outros valores

Recentemente meu filho de nove anos foi à festa de aniversário de um amiguinho e voltou feliz e decidido. Queria, a todo custo, fazer a festa de seu aniversário em um salão de festas, da mesma forma que o amiguinho fez. Percebi, de imediato, que havia algo mais nessa decisão e comecei a sondar as intenções. Não deu outra: o que ele queria era convidar muitos amigos pra ganhar presentes de todos.

Foi aí que comecei as argumentações, na tentativa de fazê-lo mudar de idéia. Como ele queria que a festa fosse realizada em um salão, com piscina de bolinhas e balão pula-pula, fiz os cálculos e disse que ficaria muito caro. Algo em torno de 400,00 ou 500,00, sem contar os comes e bebes. Aí ele explicou: “mas se eu convidar 20 amigos, eu vou ganhar 20 presentes”. Ouvi e fiquei de pensar para depois dar a resposta.

Mais tarde, depois que ele já estava dormindo, passei a analisar o que ele realmente queria. À luz da razão, 20 presentes ao preço médio de 10,00 não dá a metade do valor a ser gasto na festa. Porém, como ainda faltam alguns meses para o aniversário, silenciei. Claro que sei que com 500,00 dá pra comprar 50 presentes de 10,00! Mas não é isso o que ele quer. Ele quer muito mais. E o que ele quer não tem preço.

Há outros valores envolvidos nesse pedido: a sensação de ganhar um presente do coleguinha; a alegria de poder dar uma festa e também passar um dia brincando representam muito mais que 50 presentes. Isso tudo, nada mais é do que a materialização dos sonhos que todos nós perdemos quando deixamos de ser crianças. E como é bom sonhar...

fiore carlos
Enviado por fiore carlos em 03/05/2009
Código do texto: T1573406
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.